Leia o texto abaixo.
Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
- Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto:
- Gatuno, sim senhor. Não é outra coisa um filho que me faz isto...
Sacou da algibeira os meus títulos de dívida, já resgatados por ele, e sacudiu-mos na cara. - Vês, peralta? É assim que um moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas? Pelintra! Desta vez ou tomas juízo, ou ficas sem coisa nenhuma.
Machado de Assis
Principalmente a partir da publicação dessa obra, duas características passam a ser reconhecidas no estilo de seu autor.
Assinale a alternativa que as contém.
Escolha uma:
a. Ambiguidade e delicadeza na descrição dos caracteres.
b. Humor escancarado e crítica à família tradicional brasileira.
c. Ironia e análise da condição humana.
d. Crítica ao comportamento do indivíduo como sujeito e não como objeto da sociedade.
e. Análise da alma do indivíduo, desconsiderando a sociedade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Boa tarde !! :D
Resposta correta: C
- O autor faz uso da ironia para retratar como ocorrem as relações amorosas baseadas em interesses financeiros e também, introduz uma crítica à hipocrisia, zelada por certos valores morais.
Lembre-se, Machado de Assis possui constantes ironias em suas obras.
Perguntas interessantes