Português, perguntado por milenacarvalho92, 7 meses atrás

Leia o texto abaixo.

 

 

Lundu1 do escritor difícil


Eu sou um escritor difícil
Que a muita gente enquizila2,
Porém essa culpa é fácil
De se acabar duma vez:
É só tirar a cortina
Que entra luz nesta escurez.


Cortina de brim caipora,
Com teia caranguejeira
E enfeite ruim de caipira,
Fale fala brasileira
Que você enxerga bonito
Tanta luz nesta capoeira
Tal-e-qual numa gupiara. [...]


Eu sou um escritor difícil,
Porém culpa de quem é!…
Todo difícil é fácil,
Abasta a gente saber.
Bajé, pixé, chué, ôh “xavié”
De tão fácil virou fóssil,
O difícil é aprender!


[...] Você sabe o francês “singe”
Mas não sabe o que é guariba?
— Pois é macaco, seu mano,
Que só sabe o que é da estranja.


*Vocabulário:
1Lundu: dança de origem africana; música influenciada pela modinha geralmente de caráter cômico.
2enquizilar: importunar, aborrecer.

 

 

Qual aspecto social da cultura brasileira está evidente nesse texto?

A exaltação da língua falada em território nacional.

A valorização da fauna tipicamente regional.

O destaque à figura tradicional do indígena.

O enaltecimento de elementos típicos da culinária local.

O reconhecimento da capoeira como expressão cultural.

Soluções para a tarefa

Respondido por gupires14
40

Resposta:

Eu marquei  A exaltação da língua falada em território nacional.

Explicação:

pelo fato de ser que me parece mais condizente, pois percebesse uma linguagem diferente, uma linguagem informar e regional

francesa

[...] Você sabe o francês “singe”

Mas não sabe o que é guariba?[...]


milenacarvalho92: oiii
milenacarvalho92: vc pode me ajudar nisso
milenacarvalho92: na atividade de português
milenacarvalho92: Na véspera, tendo de ir abaixo, Custódio foi à Rua da Assembleia, onde se pintava a tabuleta. Era já tarde; o pintor suspendera o trabalho. Só algumas das letras ficaram pintadas,— a palavra Confeitaria e a letra d. A letra o e a palavra Império estavam só debuxadas a giz. Gostou da tinta e da cor, reconciliou-se com a forma, e apenas perdoou a despesa. Recomendou pressa. Queria inaugurar a tabuleta no domingo.
milenacarvalho92: Ao acordar de manhã não soube logo do que houvera na cidade, mas pouco a pouco vieram vindo as notícias, viu passar um batalhão, e creu que lhe diziam a verdade os que afirmavam a revolução e vagamente a república. A princípio, no meio do espanto, esqueceu-lhe a tabuleta. Quando se lembrou dela, viu que era preciso sustar a pintura. Escreveu às pressas um bilhete e mandou um caixeiro ao pintor. O bilhete dizia só
milenacarvalho92: só isto: “Pare no D.” Com efeito, não era preciso pintar o resto, que seria perdido, nem perder o princípio, que podia valer. Sempre haveria palavra que ocupasse o lugar das letras restantes. “Pare no D”.
milenacarvalho92: Quando o portador voltou trouxe a notícia de que a tabuleta estava pronta.

Você viu-a pronta?

— Vi, patrão.

— Tinha escrito o nome antigo?

— Tinha, sim, senhor: “Confeitaria do Império”. [...]
milenacarvalho92: Esse texto está relacionando a qual contexto socio-histórico?

Ao cenário brasileiro após a Segunda Guerra Mundial.

Ao final do período escravocrata no Brasil.

Ao início do período republicano no Brasil.

Às alterações com relação aos direitos trabalhistas.

Às mudanças sociais durante o regime militar.
milenacarvalho92: ler esse texto aí vc ver. qual é alternativa certa
Respondido por vitoriastudies345
2

Resposta:

Alternativa A: A exaltação da língua falada em território nacional.

"Fale fala brasileira", "Bajé, pixé, chué, ôh “xavié”

De tão fácil virou fóssil", "Você sabe o francês “singe”

Mas não sabe o que é guariba?"

Explicação: Vamos testar as questões restantes!

b) A valorização da fauna tipicamente regional. (Errada, uma vez que no texto, não se fala sobre a fauna. P.S. Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo.)

c) O destaque à figura tradicional do indígena. (Errada, pois o texto não cita em momento algum a figura tradicional do indígena.)

d) O enaltecimento de elementos típicos da culinária local. (Errada, porque não se fala em comida ao longo do texto.)

e) O reconhecimento da capoeira como expressão cultural. ( No texto, quando ele cita a palavra "capoeira", o autor se refere ao termo capoeira como um local: "Tanta luz nesta capoeira

Tal-e-qual numa gupiara. [...]"

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