Leia o texto abaixo.
Guerras Guaraníticas
As guerras guaraníticas foram confrontos violentos entre os indios guaranis e os colonizadores portugueses e espanhóis. O Tratado de Madri, assinado por Portugal e Espanha em 1750, garantia os limites de território das colônias dos dois paises, mas os indios da região sul do Brasil não aceitavam ser transferidos para o outro lado do rio Uruguai, originando o conflito. [...] Mesmo com toda sua força, os índios não foram capazes de resistir às tropas das maiores potências da época, e em 1756, os índios guaranis se renderam, acabando o conflito. BRASIL ESCOLA. Guerras Guaraniticas. Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2019. Fragmento De acordo com esse texto, as guerras guaraníticas foram um processo, dos colonizadores sobre os indigenas, de A) catequização. B) comercialização. C) dominação. D) emancipação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C - Dominação
Explicação:
''Portugueses e espanhóis fizeram um tratado (Tratado de Madri) que garantia os limites de território das colônias dos dois países, mas os índios da região sul do Brasil não aceitavam ser transferidos para o outro lado do rio Uruguai, originando o conflito. '' Por tanto a resposta é Dominação de território.
É correta a alternativa C, tendo as Guerras Guaraníticas destruído uma série de aldeamentos, causado a morte de dezenas de milhares de guaranis e posto fim a um sofisticado projeto de integração entre os povos nativos da região (os Guaranis) e os Jesuítas.
A Guerra Guaranítica foi promovida sobretudo pelos Bandeirantes e foi o resultado tanto da ganância dos escravizadores de indígenas quanto da má administração de Portugal e Espanha na resolução da questão. Esta "guerra" (em verdade, um massacre cruel e covarde) não trouxe benefícios nem aos vencedores, que não conseguiram ficar com as cidades, e nem aos vencidos, tendo sido um triste episódio da história da América Latina.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/15684804