Leia o texto abaixo. [. ] Fabiano tomou a cuia, desceu a ladeira, encaminhou-se ao rio seco, achou no bebedouro dos animais um pouco de lama. Cavou a areia com as unhas, esperou que a água marejasse e, debruçando-se no chão, bebeu muito. Saciado, caiu de papo para cima, olhando as estrelas, que vinham nascendo. Uma, duas, três, quatro, havia muitas estrelas, havia mais de cinco estrelas no céu. O poente cobria-se de cirros1 - e uma alegria doida enchia o coração de Fabiano. [. ] *Vocabulário: 1cirro: Nuvem bastante esbranquiçada que é formada somente em grandes altitudes. RAMOS, Graciliano. Disponível em: . Acesso em: 1 dez. 2015. Fragmento. Nesse texto, o trecho "Uma, duas, três, quatro, havia muitas estrelas, havia mais de cinco estrelas no céu. " apresenta a descrição do lugar. A passagem do tempo. O clímax textual. O conflito gerador. O desfecho do enredo
cristinaisabella169:
Resposta
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A expressão "Uma, duas, três, quatro, havia muitas estrelas, havia mais de cinco estrelas no céu" apresenta o desfecho do enredo (D).
A obra "Vidas Secas"
- Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, representa o período literário brasileiro chamado "Regionalismo".
- A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país.
- Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
- Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil e ressaltando as manifestações típicas brasileiras.
Saiba mais sobre o Regionalismo em: brainly.com.br/tarefa/23116653
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás