Leia o texto abaixo: “Essa capacidade de lidar com representações que substituem o próprio real é que possibilita ao homem libertar-se do espaço e do tempo presentes, fazer relações mentais na ausência das próprias coisas, imaginar, fazer planos e ter intenções. (...) Essas possibilidades de operação mental não constituem uma operação direta com o mundo real fisicamente presente. A relação é mediada pelos signos internalizados que representam os elementos do mundo, libertando o homem da necessidade de interação concreta com os objetos de seu pensamento.” (KOHL, 1993, p. 35.) De acordo com o texto, analise as assertivas a seguir: I. O homem não necessita de interação concreta com alguns objetos do mundo, pois realiza essa interação por meio de signos internalizados que representam os elementos do mundo. II. O homem é um ser racional, portanto não necessita de simbolizações. O contato direto com os elementos do mundo se dá através da razão. III. As possibilidades de operação mental não são uma operação direta com o mundo real fisicamente presente. É CORRETO o que se afirma a. apenas em I e II. b. em I, II e III. c. apenas em III. d. apenas em II e III. e. apenas em I e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e. apenas em I e III.
Explicação:
Resposta:
ESTÃO CORRETAS I E III SOMENTE
Explicação:
I. O homem não necessita de interação concreta com alguns objetos do mundo, pois realiza essa interação por meio de signos internalizados que representam os elementos do mundo.
verdadeiro, pois o homem possui capacidade de abstração
II. O homem é um ser racional, portanto não necessita de simbolizações. O contato direto com os elementos do mundo se dá através da razão.
falso, pois o homem possui a necessidade de construir interiormente uma representação do mundo externo, e faz isso naturalmente, até mesmo porque não possui a capacidade de apreender as coisas exteriores em sua totalidade, ficando sua visão e sua interpretação sujeitas à sua capacidade de compreensão
O olho vê somente o que a mente está preparada para compreender. Robertson Davies - Tempest-Tost, 1951.
Nota: O pensamento costuma ser atribuído a Henri Bergson, mas não há fontes que confirmem essa autoria. A citação mais antiga de que se tem notícia é de um trecho do livro Tempest-Tost, do escritor Robertson Davies. Porém, em 1837, Thomas Carlyle comentou sobre uma expressão semelhante, algo como "o olho enxerga o que o olho traz meios de enxergar".
III. As possibilidades de operação mental não são uma operação direta com o mundo real fisicamente presente.
verdadeiro, pois mentalmente o homem possui a capacidade de construir abstrações, o que, tecnicamente, nem sempre poderá ser transferido ou mesmo representado fisicamente.