Leia o texto abaixo. Entrevista: Chacal Vai ter uma festa / que eu vou dançar / até o sapato pedir pra parar. // aí eu paro / tiro o sapato / e danço o resto da vida". Se a festa de Chacal é a poesia, de fato ele nunca parou de dançar – com as palavras. Em 1971, quando tinha 20 anos e estudava Comunicação Social [. ], Ricardo de Carvalho Duarte lançou seu primeiro livro, Muito prazer, Ricardo, em cem exemplares mimeografados1, distribuídos de mão em mão. [. ] Pouco depois da estreia, Chacal teve um poema incluído na antológica revista Navilouca, editada por Torquato Neto e Waly Salomão. No ano seguinte, tentando juntar dinheiro para viajar para Londres, lançou o segundo livro, adequadamente intitulado Preço da passagem. Mais tarde vieram, entre outros, América (1975), Nariz Aniz (1979), Boca Roxa (1979), Comício de Tudo (1986), Letra Elétrika (1994) e A vida é curta pra ser pequena (2002). [. ] G1: Que poetas e poemas marcaram a sua formação? CHACAL: Os poetas: Oswald de Andrade, Bob Dylan, Allen Ginsberg, Ferreira Gullar, Manoel de Barros, Drummond, Bandeira, Cabral, Waly Salomão, Torquato Neto, Chico Alvim, Cacaso, Charles Peixoto, Caetano, Chico, Gil, Rita Lee, Noel Rosa. Os poemas que mais li: Faca só lâmina, de João Cabral, Ode Triunfal, de Alvaro de Campos, Nasce o Poema, de Ferreira Gullar, e Luz, do Chico Alvim. G1: Você estreou aos 20 anos, com os cem exemplares mimeografados do livro Muito prazer, Ricardo. Qual é a diferença entre ser poeta nos anos 70 e ser poeta hoje? CHACAL: Em 70, tudo era novidade e urgência. A informação circulante era infinitamente menor. Hoje, embora o impacto seja menor, o tempo para a leitura e a calma necessária para depurar um poema são maiores. [. ] *Vocabulário: 1mimeografados: copiados manualmente com a ajuda de um aparelho. De acordo com esse texto, entende-se que Chacal compôs músicas com cantores brasileiros. Faz aulas de dança desde quando era jovem. Lançou seu primeiro livro em uma festa. Leu várias vezes os mesmos poemas. Tem apreço por ler liv.
Lizbr9873:
e)
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
O texto sobre Chacal informa que E. tem apreço por ler livros mimeografados
O trecho apresentado aborda sobre a vida de Ricardo de Carvalho Duarte, mais conhecido como Chacal, poeta e cronista brasileiro. Na entrevista fica evidente que o escritor aprecia livros mimeografados.
Os livros mimeografados são obras que passaram pelo equipamento denominado mimeógrafo que permitia a reprodução de conteúdo por larga escala. Pode-se comparar ao trabalho da Xeróx, porém, antigo.
Portanto, o cronista apresenta na entrevista seu amor pelos livros mimeografados de autores como Oswald de Andrade, Ferreira Gullar e Carlos Drummond de Andrade.
Abraços!
Respondido por
2
Resposta:
Leu várias vezes os mesmos poemas Letra D
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Administração,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás