ENEM, perguntado por JuniorCB3646, 2 meses atrás

Leia o texto abaixo. [. ] Em meados do século 19, o Paraguai se estranhava com o Brasil e a Argentina por causa de disputas comerciais e fronteiriças. Ao mesmo tempo, o Uruguai se esforçava para manter sua independência diante dos interesses de brasileiros e argentinos no seu território. Em 1864 e 1865, Francisco Solano López, ditador paraguaio, lançou ataques contra o Brasil (no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul) e contra a Argentina para desestimular as interferências dos dois países [. ]. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2016. Fragmento. O conflito retratado nesse texto se desenvolveu a partir de razões políticas e econômicas. Relacionadas ao pacto colonial. Relativas aos interesses estadunidenses. Religiosas e científicas

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

O conflito que foi descrito no texto do enunciado da questão foi desenvolvido através de razões políticas e econômicas.

Conflito entre Paraguai, Brasil e Argentina

Durante toda a história da América Latina ocorreram diversos conflitos entre os países. Um conhecido conflito desse contexto consistiu nas disputas territoriais ocorridas na região da Bacia da Prata.

Esse conflito foi motivado pela guerra que resultou na invasão do território brasileiro pelo Paraguai, além do interesse apresentado pela Inglaterra pela região.

O Brasil entrou na guerra visando a definição de suas fronteiras e o alcance de navegação livre pelo Rio Paraguai.

Saiba mais sobre conflitos territoriais em: https://brainly.com.br/tarefa/18285027

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes