Leia o texto abaixo.
[...] Em junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a cidade de Santos, no Litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira duraria até o fim do ano – mas tinha pouco a ver com a comemoração de São João. Ela fora iniciada para queimar os estoques de café, então responsável por 70% das exportações brasileiras, que se acumularam com a retração do mercado externo. Enquanto o fogo durou, consumiu milhões de sacas. O aroma do café torrado era tão forte que ultrapassava as fronteiras municipais. Era contido apenas pelas encostas da Serra do Mar, que se estende pela costa paulista. [...]
Com base nesse texto, a queima dos estoques de café pelo governo brasileiro buscava
controlar os impactos da crise econômica mundial.
estimular o processo econômico de industrialização.
incentivar as relações econômicas internacionais.
romper com as atividades econômicas agrícolas.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O governo brasileiro queimava estoques de café no início da década de 1930 para reduzir artificialmente a oferta do produto e com isto inflacionar o preço do produto, reduzindo os impactos da crise mundial que começou em 1929. Alternativa A.
O que foi a Crise de 1929?
Foi uma crise econômica que atingiu todas as economias capitalistas do globo, tendo começado por conta de uma crise de superprodução nos Estados Unidos e que se alastrou por todo o mundo. No Brasil ela impactou principalmente a exportação do café, que era o nosso principal produto de exportação, reduzindo o poder global da nossa economia.
Mais sobre o café no Brasil em:
https://brainly.com.br/tarefa/24213404
Anexos:
Perguntas interessantes