Leia o texto abaixo: Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais no final do século XVIII e início do século XIX, surgiram doutrinas e teorias que buscavam, de um lado, justificar e regular a ordem capitalista burguesa que se estabelecia e, de outro, condená-la ou reformá-la. Estruturaram-se, então, respectivamente, as doutrinas liberais e as teorias socialistas, todas pertencentes a um novo ramo da ciência – a economia política (p. 290). Fonte: VICENTINO, C. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997. Considerando o que estudou na disciplina, analise as asserções abaixo sobre o Liberalismo econômico e assinale a alternativa correta: I. A teoria do liberalismo econômico se tornou a base do capitalismo industrial, alinhado à compreensão do que seria uma organização política ideal para o desenvolvimento do comércio e da riqueza nas nações. II. O sistema capitalista prioriza, ao adotar uma organização política liberal, a livre atuação, independentemente de questões sociais. III. O principal representante do liberalismo econômico é Adam Smith, que defende que o Estado, enquanto ente político, não deve interferir nas relações econômicas. a. I e III. b. I e II. c. II e III. d. I, II e III. e. Apenas a I.
Soluções para a tarefa
I. A teoria do liberalismo econômico se tornou a base do capitalismo industrial, alinhado à compreensão do que seria uma organização política ideal para o desenvolvimento do comércio e da riqueza nas nações.
Correto. O liberalismo econômico e o livre mercado tornaram-se necessários para o correto funcionamento da industrialização, que passou ocupar espaços bastante relevantes na economia internacional.
II. O sistema capitalista prioriza, ao adotar uma organização política liberal, a livre atuação, independentemente de questões sociais.
Correto. Em termos gerais o capitalismo não se preocupa majoritariamente com os problemas sociais, sendo estes apenas apêndices do processo de construção e desenvolvimento econômico.
III. O principal representante do liberalismo econômico é Adam Smith, que defende que o Estado, enquanto ente político, não deve interferir nas relações econômicas.
Correto. Uma das principais posturas de Adam Smith, considerado o pai do liberalismo, é a de rechaçar a participação estatal na economia.
abraços!
Resposta:
Apenas II é correto! A teoria liberal estimula o desenvolvimento de grandes indústrias através de não-intervenção do Estado na economia.
Explicação: