Leia o texto abaixo e teça comentários sobre o mesmo: Apresentando Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Consolar e confortar o próximo não é um comportamento comum no mundo animal. Até hoje, a ciência apenas conseguiu identificar esse tipo de comportamento em primatas, cães e corvos. Um novo estudo publicado nesta terça-feira (18), no entanto, expandiu a lista: pesquisadores conseguiram provar que elefantes também consolam indíviduos em dor, ameaçados ou estressados.
Provar a existência de empatia em animais não é uma tarefa fácil. Os pesquisadores não podem criar situações de estresse propositalmente para os elefantes, pois isso seria antiético e cruel com os animais. Para identificar essas emoções, os cientistas precisaram gravar e acompanhar os elefantes por mais de um ano, identificar as situações de estresse nos animais e tentar definir se houve ou não o ato de consolo.
O estudo foi feito em um parque nacional criado para abrigar elefantes na Tailândia. Os pesquisadores Joshua Plotnik e Frans de Waal, conhecidos por mostrar que elefantes se reconhecem quando olham no espelho, acompanharam a rotina de 26 animais. Durante o período de estudo, eles identificaram 84 incidentes de estresse - casos como a presença de elefantes hostis, o aparecimento de cobras ou cães latindo nas redondezas. A análise dos atos dos elefantes após os incidentes sugere que os animais são capazes de reconhecer sentimento de dor ou angústia em outros elefantes, seguido de um comportamento tranquilizador. "É a habilidade de se colocar, emocionalmente, no lugar do outro", diz Plotnik, à Science.
Os elefantes usam o tato e a voz para tranquilizar outros indivíduos. A principal maneira de fazer isso é usando a tromba. O animal que está tranquilizando toca o outro com a tromba na cabeça, orelhas e boca. Segundo o cientista, esse gesto pode ser equivalente ao abraço humano. E os elefantes estão precisando de mais abraços. Ameaçados pela caça para comércio de marfim, o maior mamífero terrestre do planeta está ameaçado de extinção. Quem sabe a prova de que eles também têm sentimentos complexos não ajude a proteger a espécie.
Soluções para a tarefa
Olá,
Basicamente, o texto apresenta uma ideia defendida pelos cientistas em suas buscas e pesquisas, a de que alguns animais podem apresentar a empatia e consolar seus pares, tal como os sere humanos e as espécies de primatas. A empatia, por muito tempo, foi uma característica atribuída apenas ao ser humano, sendo que ela é a capacidade de se colocar no outro, ao consolando e ajudando em momentos de dificuldade ou estresse.
Além disso, a pesquisa abordada sobre os elefantes mostrou que eles eram capazes de reconhecer a dor, sofrimento, angústia e estresse dos membros do seu grupo, usando seus sons e aproximações para confortar uns aos outros. Isso é um agrande avanço na compreensão do comportamento dessa espécie.
Por fim, também temos o fato de que há várias espécies de elefantes em extinção e, sendo assim, eles também precisam ser reconfortados e receber abraços, que na verdade, são ações em prol da sua conservação.
Abraços!