Leia o texto abaixo e retire dele ao menos 2 conjunções coordenativas.
Trabalho Infantil e o COVID Se tem muita pressão Não desenvolve a semente É a mesma coisa com a gente Que é pra ser gentil Como flor é pra florir Mas sem água, Sol e tempo Que botão vai se abrir? É muito triste, muito cedo É muito covarde Cortar infâncias pela metade Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho Em resumo Crianças não têm trabalho, não, não, não Não ao trabalho infantil Desde cedo, nove anos, era um pingo de gente Empurrado a fórceps, pro batente O bíceps dormente, a mão cheia de calo Treme, não aguenta um lápis, no fundão de São Paulo (puts) Se a alma rebelde se quer domesticar Menina preta perde infância, vira doméstica Amontoados ao relento, sem poder se esticar Um baobá vira um bonsai, é só assim pra explicar Que o nosso povo nas periferias Precisa encher suas panelas… Emicida e Drika Barbosa
RETIRE DUAS CONJUNÇÕES RETIRADAS DESSA MÚSICA. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Texto I
Leia a estrofe da canção “Sementes”
Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Disponível em: https://www.letras.mus.br/emicida/sementes-part-drik-barbosa/. Acesso em: 30 set. 2020.
Texto II
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Art. 3º — A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, simulação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem.
Art. 5o Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Art. 6o Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
Assinale a alternativa que indica o trecho do E.C.A. a que se referem os dois últimos versos da estrofe (“Cortar infâncias pela metade / Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho”)
“A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana” (trecho do Art. 2o)
B
“aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade” (trecho do parágrafo único do Art. 2o)
C
“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (trecho do Art. 5o)
“condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento” (trecho do Art. 6o) .
GABARITO
Alternativa d
Os versos falam referem-se à formação e ao desenvolvimento do indivíduo na infância. O trabalho infantil corta e impede esse desenvolvimento, prejudicando a formação do adulto. O trecho do Art. 6o refere-se à criança e ao adolescente como “pessoa em desenvolvimento”, ou seja, preparando-se para ser adulto.
DISTRATORES
Os trechos citados nas outras alternativas não se referem ao processo de desenvolvimento da criança. Em a, o trecho define a amplitude dos direitos da criança e do adolescente; em b, o trecho estabelece uma exceção no limite de aplicabilidade dos dispositivos do E.C.A.; em c, o trecho define a universalidade da proteção garantida pelo estatuto às crianças e adolescentes.
HABILIDADES
(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
Explicação: