Leia o texto abaixo e responda qual das alternativas estabelece relação correta com o texto. “A avaliação processual não significa não utilizar mais instrumentos de verificação da aprendizagem, pelo contrário, trata-se de resgatar a essência da avaliação. O educando e o educador devem ter elementos objetivos para julgarem a caminhada, o desenvolvimento. Portanto, a produção do estudante é fundamental e a avaliação não deve recair em alguns momentos, de forma ocasional, pois daí o professor não tem como ajudar o estudante quando ele precisa.” (CAMBA, 2009, p. 35)
Escolha uma: a. O texto trata da avaliação seletiva. Na avaliação seletiva os alunos realizam provas quantitativas e são ranqueados, da maior para a menor nota, ou seja, cria-se um ranking dos que aprenderam tudo até os que não aprenderam nada. É preciso ranquear os alunos para que se possa premiar os que aprenderam e reprovar os que não aprenderam.
b. o texto reflete sobre a avaliação diagnóstica. Na avaliação diagnóstica o professor avalia como o aluno chega no início do ano letivo, o que sabe, quais são suas dificuldades. É preciso diagnosticar os alunos para poder saber quem vai aprender e quem vai ter dificuldades de aprendizagem, necessitando de encaminhamento para neurologistas.
c. O texto reflete sobre a avaliação quantitativa. A avaliação quantitativa é aquela que valoriza a abordagem com classificações por meio de números, conceitos e medição de aprendizado, ou seja, serve para quantificar a porcentagem aprendida pelo aluno de todo o conteúdo trabalhado.
d. O texto reflete sobre a avaliação contínua. A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
Soluções para a tarefa
Resposta: A resposta correta é a letra D
O texto reflete sobre a avaliação contínua. A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.
Explicação: Acabei de fazer e acertei
Letra d.
As características apresentadas no texto se referem ao processo de avaliação contínua, o qual encontra-se relacionado ao processo de avaliação independentemente do período em que o aluno encontra-se.
Isto permite um maior acompanhamento por parte do educador, assim como um estreitamento de relação entre ambas as partes, de forma que os educadores sejam capazes de compreender mais as limitações e potencialidades de cada aluno.