Sociologia, perguntado por thiagoorlandelli39, 10 meses atrás

Leia o texto abaixo e responda às questões.

O que nas outras classes aparecia como oposição entre o interesse de classe e o interesse da sociedade, entre a ação individual e suas consequências sociais, etc., ou seja, como limite externo da consciência, transfere-se agora para o interior da própria consciência de classe proletária como oposição entre o interesse momentâneo e o fim último. Portanto, é a superação interna dessa cisão dialética que possibilita a vitória exterior do proletariado na luta de classes.

No entanto, é justamente essa cisão que oferece uma via para compreender [...] que a consciência de classe não é a consciência psicológica de cada proletário ou a consciência psicológica de massa do seu conjunto, mas o sentido, que se tornou consciente, da situação histórica da classe. O interesse individual momentâneo, no qual esse sentido se objetiva aos poucos, só pode ser omitido ao preço de se fazer a luta de classes do proletariado retroceder ao nível mais primitivo do utopismo.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 179.

a) Segundo o autor, a consciência é importante para a vitória do proletariado? Justifique.

b) Quando o autor fala de consciência de classe, ele está tratando da consciência de cada indivíduo? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por amandafreire445
10

Resposta:

a) Sim. O autor deixa claro que, para que essa vitória seja possível, é preciso que algo aconteça quanto à consciência de classe: a superação da divisão entre o interesse momentâneo e o fim último.

b) Não. Ele afirma que a consciência não é a consciência de cada proletário, mas, sim, algo que se refere à situação histórica da classe.

Perguntas interessantes