Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Leia o texto abaixo e responda à questão que se segue:
“Com efeito, onde está ao nosso alcance agir, também está ao nosso alcance não agir, e onde somos capazes de dizer "não", também somos capazes de dizer "sim"; consequentemente, se agir, quando agir é nobilitante, está ao nosso alcance, não agir, que será ignóbil, também estará ao nosso alcance, e se não agir, quando não agir é nobilitante (exaltado), está ao nosso alcance, agir, que será ignóbil, também estará em nosso alcance. Se está em nosso alcance, então, praticar atos nobilitantes ou ignóbeis (desprezíveis), e se isto era o que significava ser bom ou mau, está igualmente ao nosso alcance ser moralmente excelentes ou deficientes.”
(Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo. Nova Cultural, 1996. p. 159 Coleção: Os Pensadores)

Pode-se afirmar que, conforme o texto de Aristóteles, as escolhas determinam o caráter (disposição) de uma pessoa? Justifique sua resposta com base no texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por 6Ana6Clara6
14

Resposta:

Sim, pois para Aristóteles, nós devemos agir ou não agir conforme cada situação, e assim o nosso caráter será nobre ou ignóbil conforme as nossas escolhas, em que realizamos de forma prudente ou não. Uma concepção de Aristóteles:

" Se está em nosso alcance, então, praticar atos nobilitantes ou ignóbeis, e se isto era o que significava ser bom ou mau, está igualmente ao nosso alcance ser moralmente excelentes ou deficiente."

Espero ter ajudado!!

:)

Perguntas interessantes