História, perguntado por guilhermemotag241, 9 meses atrás

Leia o texto abaixo e responda a questão.

Ia devagar porque estava matutando. Com seus vinte anos fáceis, o 35 sabia, mais da leitura dos jornais que da experiência, que o proletariado era uma classe oprimida. Comunismo?... Sim talvez fosse isso. Mas o 35 não sabia bem direito, ficava atordoado com as notícias, os jornais falavam tanta coisa, faziam tamanha mistura de Rússia, só sublime ou só horrenda, e o 35 infantil estava por demais machucado pela experiência pra não desconfiar, o 35 desconfiava.

ANDRADE, Mário de. Primeiro de Maio. Contos novos. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Itatiaia, 1999, p. 35. [Adaptado].

O texto de Mário de Andrade faz referência ao ano de 1935, data do Levante Comunista. A polarização política na década de 30 entre a Ação Integralista Brasileira e a Aliança Nacional Libertadora foi um reflexo da conjuntura internacional e trouxe consequências para a política interna.
Sobre o Levante Comunista de 1935 e o contexto internacional, pode-se afirmar:

1:O Levante Comunista de 1935 foi celebrado por Vargas e usado como justificativa para acabar imediatamente com a ditadura.

2:O PCB estava na ilegalidade, daí apoiaram a formação da Aliança Nacional Libertadora que tinha como principal inimigo os integralistas que apoiaram o golpe do Estado Novo. Um dos desdobramentos do Levante Comunista em 1935, foi a prisão das principais lideranças comunistas como Plínio Salgado.

3:O Levante Comunista (1935) teve apoio de Cuba, tanto que participou do levante a agente cubana Olga Benário. A justificativa da atuação cubana era o desejo de derrubar o governo Getúlio Vargas e reatar as relações diplomáticas com o Brasil.

4:A Revolução Russa (1917) influenciou o Levante Comunista (1935) e teve como desdobramentos a prisão de membros da ANL e das principais lideranças comunistas​

Soluções para a tarefa

Respondido por tatianecartaxo
12

Resposta:

A Revolução Russa (1917) influenciou o Levante Comunista (1935) e teve como desdobramentos a prisão de membros da ANL e das principais lideranças comunistas.

Explicação:

Perguntas interessantes