Leia o texto abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta:
[…]
Entre o culto e o cultuado
Mas há diferença entre norma culta e norma cultuada. A culta é a falada no dia a dia por quem cresceu falando e estudando a língua. Pessoas que completaram o ensino superior, por exemplo.
A cultuada é a de Temer. E das gramáticas tradicionais. É o tal “português correto” – que não passa de um mito, como afirma o linguista Gabriel de Ávila Othero no recém-lançado Mitos de Linguagem.
Otero explica que a língua descrita pelas gramáticas normativas é inatingível. Diz que ela é “mais idealista que realista, mais lusitana que brasileira, mais antiga do que contemporânea e mais prestigiada do que deveria”.
Há razões para esse prestígio. “Numa época em que a discriminação de raça, cor, religião ou gênero não é publicamente aceitável, o último bastião da discriminação social velada vai continuar a ser o uso da linguagem de uma pessoa”, escreve Othero, citando a sociolinguista britânica Lesley Milroy.
A língua cultuada torna-se, então, um instrumento de poder. Ela segrega quem não domina seu código. Ridiculariza quem se desvia da norma. […]
a) Há uma forte presença e ironia no que diz respeito ao uso da norma culta, pois se trata do padrão nacional.
b) O uso do termo “português correto” define o tom do texto, pois gira em torno do culto à norma padrão.
c) Diante das tantas variações e variedade do código, o texto salienta a necessidade do prestígio linguístico para se fazer entender.
d) O prestígio concedido aos que usam a norma cultuada, deslegitima as demais variantes linguísticas faladas e reforça as relações de poder e a discriminação linguística.
e) A norma cultuada é aquela cujos efeitos deveriam ser alcançados por todos os falantes, mas que diante da contemporaneidade se torna impossível.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
resposta letra ''b''
Perguntas interessantes