Leia o texto abaixo:
É inteiramente errônea a visão estereotipada da Idade Média como o período da filosofia cristã por excelência, e da Idade Moderna como época da ruptura da filosofia com o cristianismo. Além do fato histórico de que todos os fundadores da filosofia moderna eram cristãos piedosos e movidos por intuitos apologéticos declarados, a filosofia moderna é cristã por um motivo muito mais fundo, de ordem interior.
CARVALHO, Olavo. O Jardim das Aflições. Campinas: Vide Editorial, 2015.
Como pode-se perceber, o autor faz uma crítica aos exageros e esteriotipação de períodos históricos. Situação comum quando o pesquisador não sabe lidar com os documentos ou, faz tais generalizações no intuito de desabonar um período ou fato histórico. Nesse sentido, levando em consideração que a modernidade, assim como qualquer outro período histórico, apresenta permanências e rupturas, considere as assertivas a seguir.
I. Enquanto a Idade Média foi essencialmente marcada pela influência da Igreja Católica, com o surgimento das instituições modernas o seu poder foi completamente abolido.
II. A Reforma Protestante pode ser considerada como a versão religiosa do Renascimento Cultural que emergiu na Europa em fins da Idade Média.
III. A modernidade marcou definitivamente o divórcio entre política e religião, tendo a Igreja Católica submetido seu poder integralmente à força dos monarcas europeus.
IV. Mesmo na Idade Média, não havia consenso acerca de temas que envolviam a soberania dos países, haja vista a discussão travada entre pensadores como Egídio Romano e João Quidort.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
I e III.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
II e IV.
Alternativa 5:
III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
acredito que estejam corretas as alternativas II e IV
Respondido por
7
Alternativas II e IV
Karlalms:
Acho que seja 2 e 4
Perguntas interessantes