Leia o texto abaixo e identifique nele as partes do enredo de um conto.
São elas a exposição, a complicação, o clímax e o desfecho.
MALDIÇÃO DE POETA
Conheceram-se no restaurante da universidade. Ele com 25, formando-se em
jornalismo, mas já tendo trancado o curso de letras. Ela com 22, cabeça cheia de planos,
cursava administração. Vindo ela, com as mãos lotadas com seu lance, bolsa e apostilas,
parou em frente à mesa que ele ocupava. - Oi! - Oi! - Posso me sentar aqui? - Claro! - A
propósito, me chamo Clara! - Vagner, a seu dispor. Lancharam juntos, conversaram um
pouco e seus encontros naquela mesa, naquele horário, às quartas e sextas se tornaram
mais frequentes. Depois passaram a se encontrar nos fins de semana, na praia, no parque,
no cinema... de repente eram namorados; meses depois... noivos. Vagner que sempre se
sentiu mais poeta que jornalista a enchia de versos e flores e histórias e lhe sugeria livros
que encantavam; ela fazia planos para o futuro: casa, emprego, estabilidade, pós-
graduação. Decidiram se casar. Às vésperas do casório Clara, com um olhar meio triste
se aproxima, deixa sobre a mesa da sala do apartamento de Vagner a aliança e uma cartão.
Se vira com lágrimas nos olhos e sai correndo. Não podemos nos casar! Você sonha
demais, divaga demais, não tem os pés no chão! Ah e seus poemas parecem ser para todo
mundo, para todas as mulheres... Odeio isso! Nunca vou lhe entender, Vagner! Ele toma
nas mãos a aliança, beija a joia com carinho, toma um copo de vinho: - Realmente, minha
cara. Só quem tem coração de poeta pode ver e viver a vida em poesia! Clara se arremessa
para a porta, hesita um pouco e sai a passos apressados. Depois de tragar o último gole
Vagner saiu, feliz, para escrever seu primeiro livro.
ME AJUDEEEM!!
vou classificar como melhor respota.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESUMO
Esta pesquisa de Doutorado tem por objetivo principal evidenciar a
pluralidade da poesia de Pablo Neruda (1904-1973), poeta chileno e Prêmio
Nobel de Literatura em 1971. Em nossa investigação, realizada à luz da
bibliografia especializada na área, utilizamos os pressupostos
metodológicos da crítica temática, pretendendo realizar um levantamento
estilístico-formal para mostrar a poesia plural do poeta. Sempre
trabalhando especificamente com os textos originais (a fim de que não se
percam características inerentes ao idioma, tais como a sonoridade, as
imagens e os símbolos específicos da língua espanhola) preocupamo-nos
também em representar os estilos literários presentes na obra nerudiana.
Finalmente, discutimos a pluralidade temática da poesia nerudiana e
apontamos a maneira peculiar com a qual o autor usa diversas técnicas de
expressão, mesclando, contrapondo, justapondo, modificando e brincando
com diversos estilos, diversas formas e diversas vozes em seus poemas.
PALAVRAS-CHAVE: Pablo Neruda, poesia chilena, critica temática,
levantamento estilístico-formal.
Explicação:
entao o que achou que te ajudou bastante