Leia o texto abaixo e faça o que se pede a seguir. Costuma-se referir ao ano de 1808 como sendo decisivo para a Corte portuguesa e a família real. A migração para o Brasil, fuga ou viagem, programada às pressas, produziu um marco sem precedentes na história do Império colonial português, pôs em prática a ideia do império luso-brasileiro, e promoveu grandes transformações, entre as mais importantes, a que tornou a colônia uma metrópole. A nova sede do Império, o Rio de Janeiro, foi certamente a cidade que sofreu as maiores modificações no espaço urbano e nos costumes. [...] “Construindo a Corte: o Rio de Janeiro e a nova ordem urbana”. Disponível em: . Acesso em: 22 abr 2015.
Explique o que o autor do texto acima quer dizer com “tornou a colônia uma metrópole”.
Soluções para a tarefa
com a vinda da familia real ao Brasil,que eram os governantes da metropole,automaticamente o Brasil de tronaria a metropole.tambem podemos considerar o bloqueio continental de 1806,por Portugal não aderir a este bloqueio estava sofrendo ameaças de invasão vindas de napoleão bonaparte,portanto,a transferencia da metropole para a colonia tambem funcionou como um modo de defesa de portugal.
Com esta frase o autor quis dizer que foram dadas ao Brasil naquele contexto uma série de responsabilidades e funções que antes eram restritas à Portugal, tendo o Brasil se tornado temporariamente a "sede" do Império Português.
O que é uma Colônia e uma Metrópole?
No contexto da Colonização a Metrópole era o país, geralmente europeu, que era responsável pela colonização de um território específico, sendo responsável pela defesa daquele território e tendo privilégios econômicos na exploração daquele lugar. A Colônia, por sua vez, era um território sob a tutela de uma nação europeia, sem liberdade para fazer as suas próprias leis ou medidas econômicas, como era o Brasil antes de 1822.
Mais sobre a colonização em:
https://brainly.com.br/tarefa/9790446