Leia o texto abaixo e, em seguida, e responda as duas questões a seguir.
"(...) argumentando que oferecia a mais razoável e moderada de todas as soluções. Visava a restabelecer a tranquilidade pública e a prosperidade ameaçada, e, sobretudo, a restaurar a confiança dos proprietários que não podiam continuar na incerteza que viviam, aterrorizados pelo espectro da abolição. A resistência à mudança, argumentava ele, teria o efeito de instigar o descontentamento público, a tal ponto que uma medida conciliatória e moderada já não seria mais aceitável. O projeto oferecia grandes vantagens aos proprietários: condenava a escravidão a desaparecer a longo prazo, sem abalo para a economia, dando aos proprietários bastante tempo para se acomodarem sem dificuldades à nova situação. E o que era ainda mais importante: respeitava o direito de propriedade." (Adaptado de: COSTA, Emília Viotti da. A abolição. São Paulo: Global, 1982.)
Pergunta 2 Tendo em vista o texto de Emília Costa, o projeto de lei se referia a qual lei abolicionista e quais eram os dois principais objetivos dos parlamentares e membros da elite ao aprovarem essa lei?
A lei eu ja sei que é do VENTRE LIVRE agoa necessito do restante por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A Lei do Ventre Livre, de acordo com alguns historiadores, na prática não foi muito efetiva.
Porém as principais intenções da lei não eram a sua efetividade em si, mas sim atender à pressão feita pela Inglaterra, que enxergava maior valor na mão de obra livre e remunerada, assim tinha-se uma expansão do mercado consumidor de acordo com a visão britânica.
Outro intuito da Lei do Ventre Livre era conter as insurreições internas a favor da abolição da regime escravista, que estavam cada vez mais fortes. E assim, fazer e manter o processo de abolição lento e gradativo, tal qual o real propósito.
Espero ter ajudado, bons estudos ;)
Perguntas interessantes