Português, perguntado por santosarleson32, 3 meses atrás

Leia o texto abaixo e depois responda o que se pede; Essas coisas todas se passaram tempos depois. Talhei de avanço, em minha história. O senhor tolere minhas más devassas no contar. É ignorância. Eu não converso com ninguém de fora, quase. Não sei contar direito. Aprendi um pouco foi com o compadre meu Quelemém; mas ele quer saber tudo diverso: quer não é o caso inteirado em si, mas a sobre-coisa, outra coisa. Agora, neste dia nosso, com o senhor mesmo – me escutando com devoção assim – é que aos poucos vou indo aprendendo a contar corrigido. E para o dito volto. O romance, do qual o trecho acima foi extraído, veio a público em 1956, é uma das mais importantes obras da literatura brasileira. a) Qual o assunto de que trata o trecho acima? b) Qual o nome do narrador-personagem do romance? Quais os nomes de uma personagem ambígua da obra, que inicialmente se apresenta como homem e ao final se revela uma mulher? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

Grande Sertão: Veredas

a) O assunto tratado nesse trecho é a dificuldade do narrador em fazer o seu monólogo. Ele tem dificuldade em contar a história de modo completo para seu interlocutor, um homem que não é do sertão.

b) O narrador-personagem do romance chama-se Riobaldo.

A personagem ambígua da obra se chama Diadorim ou Reinaldo.

Ao final do romance "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, é revelado que Diadorim, na verdade, era uma mulher. Ela se disfarçara de homem para se juntar ao bando de jagunços e ficar próximo de seu pai, Joca Ramiro.

Perguntas interessantes