Leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede: O Reggae (Legião Urbana) Ainda me lembro aos três anos de idade, O meu primeiro contato com as grades O meu primeiro dia na escola, Como eu senti vontade de ir embora Fazia tudo que eles quisessem, Acreditava em tudo que eles me dissessem Me pediram pra ter paciência Falhei, Gritaram: - cresça e apareça! Cresci e apareci e não vi nada, Aprendi o que era certo com a pessoa errada Assistia o jornal da TVE aprendi a roubar pra vencer Nada era como eu imaginava, Nem as pessoas que eu tanto amava Mas e daí, se é mesmo assim, Vou ver se tiro o melhor pra mim Me ajuda se eu quiser, me faz o que eu pedir, Não faz o que eu fizer Mas não me deixe aqui, Ninguém me perguntou se eu estava pronto E eu fiquei completamente tonto, Procurando descobrir a verdade Nos meios das mentiras da cidade, Tentava ver o que existia de errado Quantas crianças Deus já tinha matado Beberam o meu sangue e não me deixam viver Têm o meu destino pronto e não me deixam escolher Vêm falar de liberdade pra depois me prender Pedem identidade pra depois me bater. Tiram todas as minhas armas Como posso me defender? Vocês venceram essa batalha, Quanto à guerra Vamos ver.
O texto acima remete ao pensamento de que autor? Justifique sua resposta com argumentos plausíveis:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reggae
Explicação:
Essa canção representa uma frase que sempre costumo dizer: "O Brasil cria criminosos para depois puni-los". Renato Russo quis mostrar a realidade brasileira que transforma o cidadão em criminoso.
A verdade é que, por meio da trajetória de um jovem, percebemos o mal brasileiro, que é a falta de recursos básicos.
Um jovem que cresce numa favela (ou comunidade carente, chame como quiser), provavelmente seguirá os exemplos que lhe são apresentados. Os conceitos que lhe são impostos, por mais que não sejam os certos, são os que ele irá seguir.
O despreparo brasileiro em relação à educação fica claro. E fica mais claro ainda o despreparo em relação à segurança pública, à má prática de abordagem e ao abuso de autoridade dos policias.
E fica em evidência o desconforto, a insatisfação e a revolta que sente o cidadão por saber que convive com uma polícia corrupta. E, para combater a polícia, entregam-se ao crime, como forma de protesto ao governo, à polícia e, principalmente, à sociedade.