Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Tanto Chávez como seu sucessor, Nicolas Maduro, possuem atributos considerados como neopopulistas, com a oposição sendo excluída direta ou indiretamente do acesso ao poder. Certamente, não é uma situação fácil de analisar, pois parte desta oposição tem profundas relações com a chamada economia transnacional e fortes imbricações com o discurso neoliberal predominante, além da influência norte-americana, inegável de observar no apoio à oposição venezuelana”.
Fonte: Rota de aprendizagem 6, p. 3.
Tendo como referência os ensinamentos do professor Carlos Alberto Simioni, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que descreve corretamente características do estado neopopulista venezuelano.
I. O discurso populista na Venezuela está à esquerda do espectro político.
II. Há no regime venezuelano uma boa dose de autoritarismo, em especial na repressão à oposição.
III. O regime venezuelano prioriza o princípio básico equidade. Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição.
IV. Há na Venezuela um estado de bem-estar social, harmonia entre as classes, democracia e produtividade.
A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Resposta:
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Explicação:
Gabarito comentado: A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Apenas as afirmativas I e II estão corretas). As afirmativas I (O discurso populista na Venezuela está à esquerda do espectro político) e II (Há no regime venezuelano uma boa dose de autoritarismo, em especial na repressão à oposição) estão corretas. De acordo com a rota de aprendizagem 6, “O discurso populista pode ter características mais à esquerda ou mais à direita no espectro político. A Venezuela representa o primeiro caso, desde que o líder Hugo Chaves assumiu o poder em 1992 quando, paulatinamente, estabeleceu uma nova política de Estado mais intervencionista, centralizadora e nacionalista e também as conhecidas características baseadas no enaltecimento do líder e o apelo ou um discurso orientado para temas populares. A simbologia bolivariana (relativa ao herói da independência, Simon Bolívar) é um exemplo disso, ao reforçar a ideia do heroísmo quase mítico do presidente. Há no regime venezuelano uma boa dose de autoritarismo, em especial na repressão à oposição, fato já conhecido no velho populismo” (p. 3).
As afirmativas III (O regime venezuelano prioriza o princípio básico é o da equidade. Assim, os serviços sociais são amplos e universais, independentemente de contribuição ou do valor da contribuição) e IV (Há na Venezuela um estado de bem-estar social, harmonia entre as classes, democracia e produtividade) estão incorretas porque apresentam informações que não correspondem ao modelo neopopulista venezuelano.
Fonte: Rota de aprendizagem 6, p. 3.