Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O objetivo capital e principal da união dos homens em comunidades sociais e de sua submissão a governos é a preservação de sua propriedade. O estado de natureza é carente de muitas condições. Em primeiro lugar, ele carece de uma lei estabelecida, fixada, conhecida, aceita e reconhecida pelo consentimento geral, para ser o padrão do certo e do errado e também a medida comum para decidir todas as controvérsias entre os homens. (Locke, 1994, p. 156)”.
Fonte: CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 39.
Com base nos seus conhecimentos sobre os contratualistas e na contextualização acima, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da filosofia política de John Locke.
I. Locke condenava o poder absoluto e defendia um governo parlamentar e liberal, que pudesse frear o poder da Coroa.
II. Para ele, o estado de natureza não seria essencialmente selvagem, mas um estágio pré-político com completa igualdade e liberdade.
III. Locke desenvolveu a máxima de que o homem é o lobo do próprio homem, pois, no estado de natureza, todos teriam direito a tudo, cada qual governado por sua própria razão.
IV. Locke foi o responsável por elaborar o termo Estado-Nação, no qual o Estado é entendido como ator internacional.
A
Estão corretas apenas as afirmativas II e III
B
Estão corretas apenas as afirmativas I e II
C
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
D
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
letra A)
Explicação:
e tenha um bom estudos
Perguntas interessantes