Filosofia, perguntado por davidbrittoe41, 10 meses atrás

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA referente à concepção teológica de Spinoza.Os filósofos racionalistas representaram uma das vertentes da filosofia moderna. Dentre eles, Baruch Spinoza possui um pensamento peculiar a respeito de Deus.

A. Deus está morto, e ainda há pessoas que não acreditam e nem compreenderam isso.

B. Deus é um pai maldoso e intolerante, ao mesmo tempo que ama e age com misericórdia.

C. Deus não é uma causa externa à realidade, pois se manifesta através das leis da natureza e só através delas.

D. Deus é um ser que vive somente nas concepções da alma humana. É transcendente à natureza antropológica.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lorena1570
129

c. Deus não é uma causa externa a realidade,pois s3 manif3sta através das leis da natureza é só atravez dela

Respondido por AnthonioJorge
35

Para Spinoza, Deus não é uma causa externa à realidade, pois se manifesta através das leis da natureza. Logo, a alternativa C é a correta.

A substancia de Espinosa vai ser Deus: seus atributos são infinitos. E esse Deus de Espinosa, igual à substancia, é natureza: é tudo o que existe e todas as coisas são afecções suas.

É, portanto, natureza num duplo sentido: o de que todas as coisas procedem de Deus (natura naturans = causa) e no sentido das proprias coisas que emergem e brotam (natura naturata = efeito, que, porém, não está fora da causa, mas é tal que mantém a causa dentro de si).

Configura-se aí o panteísmo de Espinosa e fica claro que nada existe de contingente para Spinoza: o mundo é “consequencia” necessária de Deus.

Negando a pluralidade de substancias, o problema para Spinoza não é o Descartes, ou seja: não é mais a comunicação das substancias, mas a comunicação entre atributos da única substancia, que é Deus. E Espinosa dirá que não há comunicação, mas sim correspondência entre os atributos (extensão e pensamento).

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/15879628

Anexos:
Perguntas interessantes