Direito, perguntado por mariliagabriell2, 11 meses atrás

Leia o texto abaixo e aponte dentre as alternativas, o pensamento que revele a conduta que deveria ter sido utilizada pelo magistrado
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com base no voto do ministro Jorge Mussi, anulou uma sentença de pronúncia do juízo singular por excesso de linguagem do juiz, entendendo que, da forma como a decisão foi redigida, poderia influenciar desfavoravelmente o Tribunal de Júri no julgamento de V.G., denunciado pelo assassinato de C.A.O. e pelo crime de lesão corporal contra M.B., esposa da vítima.(...) Em seu voto, o ministro Jorge Mussi, relator do processo, explicou que os jurados podem ter acesso aos autos e, consequentemente, à sentença de pronúncia do réu. De posse da sentença e do relatório do processo, feito por escrito pelo juiz, os jurados podem se situar no cenário do caso a ser julgado e dirigir perguntas às testemunhas e ao acusado. “Nesse caso, é mais um fator para que decisão de juízo singular seja redigida em termos sóbrios e técnicos, sem excessos, para que não se corra o risco de influenciar o ânimo do tribunal popular, bem justificando o exame da existência ou não de vício na inicial contestada”, disse o ministro. ”
A- “Não é possível dialogar com pessoas que manifestam por escrito a sua incompetência”. (João Guimarães Rosa, 1908-1967).
B- “Escrevendo, descubro sempre um novo pedaço de infinito. Vivo no infinito; o momento não conta”. (João Guimarães Rosa, 1908-1967).
C- “Só conseguimos deitar no papel os nossos sentimentos, a nossa vida. Arte é sangue. As nossas personagens são pedaços de nós mesmos, só podemos expor o que somos." (Graciliano Ramos, 1892-1953).
D- “Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, a mais curta.” (Paul Valery, poeta francês, 1871-1945).

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
1

olá!

no caso em questão a alternativa que mais condiz com o que foi proposto pelo magistrado é a letra d, qual seja: D- “Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, a mais curta.” (Paul Valery, poeta francês, 1871-1945).

isso porque a grande reclamação do ministro foi no sentido de que o magistrado de primeiro grau utilizou um conjunto de palavras basante rebuscado que impossibilitou o entendimento de forma sucinta e breve dos jurados, podendo influenciar assim em uma determinada decisão.

esperto ter ajudado!

Perguntas interessantes