Direito, perguntado por OSSIANRL, 7 meses atrás

Leia o texto abaixo e analise as proposições que seguem:

A "Carta aos Brasileiros", texto elaborado em 1977 por Goffredo da Silva Telles Junior, advogado militante e professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), insere-se no contexto da abertura política em fins do regime militar instaurado a partir de 1964.

"O Legal e o Legítimo"

Deixemos de lado o que não é essencial. O que aqui diremos não tem a pretensão de constituir novidade. Para evitar interpretações errôneas, nem sequer nos vamos referir a certas conquistas sociais do mundo moderno. Deliberada­mente, nada mais diremos do que aquilo que, de uma ou outra maneira, vem sendo ensinado, ano após ano, nos cursos normais das Faculdades de Direito. E não transporemos os limites do ­campo científico de nossa competência. Partimos de uma distinção necessária. Distinguimos entre o legal e o legítimo. Toda lei é legal, obviamente. Mas nem toda lei é legítima. Sustentamos que só é legítima a lei provinda de fonte legítima. Das leis, a fonte legítima primária é a comunidade a que as leis dizem respeito; é o Povo ao qual elas interessam a comunidade e Povo em cujo seio as idéias das leis germinam, como produtos naturais das exigências da vida. Os dados sociais, as contingências históricas da coletividade, as contradições entre o dever teórico e o comportamento efetivo, a média das aspirações e das repulsas populares, os anseios domi­nantes do Povo, tudo isto, em conjunto, é que constitui o manancial de onde brotam normas espontâneas de convivência, originais intentos de ordenação, às vezes usos e costumes, que irão inspirar a obra do legislador. Das forças mesológicas, dos fatores reais, imperantes na comu­nidade, é que emerge a alma dos mandamentos que o legislador, na forja parlamentar, modela em termos de leis legítimas. TELLES JR, Goffredo da Silva. Carta aos Brasileiros. Disponível em: http://www.goffredotellesjr.adv.br/site/pagina.php?id_pg=30#um.

Com base na "Carta aos Brasileiros" analise as afirmativas abaixo:

I. O texto pode ser considerado uma proclamação de princípios e defende que as medidas adotadas pelo governo eram ilegais, porém, legítimas.

II. O teor do texto serviu para despertar a sociedade em um período de restrições democráticas.

III. De acordo com o texto, as medidas adotadas pelo governo militar eram legais, por serem leis. Porém, eram ilegítimas.

Assinale a alternativa correta.


Apenas I e II estão corretas.


Apenas II e III estão corretas.


I, II e III estão corretas.


Apenas I e III estão corretas.


Apenas I está correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por 4196641634elen
28

Explicação:

APENAS A II E A III ESTAO CORRETAS

Respondido por raustman
0

Resposta:

Apenas a II e a III então corretas.

Explicação: O primeiro enunciado apresenta um erro, ao afirmar que a lei é ilegal, o que contradiz no texto, no qual afirma que toda lei é legal porém não necessariamente pode ser legítima.

Perguntas interessantes