Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Não somos tão especiais
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.
AMOR O amor, tido com o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA os Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.
1- O argumento que apoia a tese defendida pelo autor de que não somos tão especiais é
(A) ''... as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais,..''
(B) ''A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40.''
(C) '' Orangotangos observam e enganam humanos distraídos.''
(D) ''Chimpanzés se reconhecem no espelho.''
Soluções para a tarefa
Respondido por
65
Resposta:
B. II e III.
Explicação:
O autor não afirma que não há diferenças entre o homem e o macaco. Sua tese é a de que o ser humano não é superior em alguns quesitos, como acredita o senso comum. Na argumentação, ele cita um primatologista e a fotografia mostra o macaco em postura e atividades humanas.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás