Filosofia, perguntado por julia2658, 9 meses atrás

Leia o texto abaixo do autor brasileiro contemporâneo Augusto Cury atentando para os elementos que dialogam com uma teoria ética específica da Antiguidade e marque o item correto.

Desesperados, muitos tentaram encontrar a felicidade em todos os cantos do mundo. Mas no espaço ela não estava, nos mais altos edifícios não fez morada, no interior dos palácios não habitava. Cansados de procurá-la, alguns disseram: ‘ela não existe, é um sonho de sonhadores que nunca acordam’.

A felicidade bateu à porta de todos. Deu sinal de vida na história dos abatidos e dos animados, dos depressivos e dos sorridentes, dos que representam e dos que vivem sem maquiagem. Sussurando aos ouvidos do coração, ela disse baixinho: ‘Hei! Não estou no mundo em que você está, mas no mundo que você é!’. Confusos, gritamos: ‘O quê? Fale mais alto! ’. Como a voz de uma suave brisa ela delicadamente balbuciou: ‘Não me procure no imenso espaço nem nos recantos da terra. Viaje para dentro de você. Eu me escondo nas vielas da sua emoção, no cerne do seu espírito...’ (CURY, 2001, p. 10).


a) O texto remete-se à teoria ética do meio-termo aristotélico, deixando claro a referência do pressuposto do primeiro motor (Deus para os cristãos) como o provedor da felicidade que só pode ser encontrada dentro de si mesmo.


b) A teoria ética do hedonismo, desenvolvida por Aristipo de Cirene e seus seguidores, defendiam uma ação do homem voltada para a cultivação do espírito, porém essa cultivação do espírito se daria, mesmo que controversamente pela via do prazer corporal.


c) O ethos apresentado no texto remete à uma busca de si no interior, no espírito, assim como a moral socrática-estoica que identifica a felicidade com essa retidão da ação para dentro de si e não para o mundo exterior.


d) A teoria ética medieval de Santo Agostinho que procura dar à felicidade uma perspectiva cristã de vida com Cristo, sendo portanto preciso um retorno para si enquanto busca da alma iluminada pelo espírito divino, fugindo da mundanidade que exala o pecado e a corrupção moral.


e) Todas as alternativas estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaojurista
2

Resposta:

Resposta C - O ethos apresentado no texto remete à uma busca de si no interior, no espírito, assim como a moral socrática-estoica que identifica a felicidade com essa retidão da ação para dentro de si e não para o mundo exterior.

Perguntas interessantes