Leia o texto abaixo. Direito divino dos reis [. ] o direito divino dos reis concedia aos monarcas grandes poderes no governo do estado nacional, mas não se tratava de uma teoria [. ], e sim um aglomerado de ideias e crenças. Por ser indicado por deus, qualquer tentativa de depor o monarca seria tratada como contestação à vontade de deus, fato que a sociedade da época ainda tinha muito medo de questionar. Com as seguintes unificações dos estados nacionais modernos, o direito divino dos reis esteve cada vez mais presente nas sociedades do século xvii. Muitos pensadores foram adeptos de tal teoria, onde se pode destacar jean bodin e jacques bossuet. Por outro lado, alguns monarcas representaram bem o poder que possuíam em consequência do direito divino dos reis, como é o caso de luís xiv, rei da frança. Qual ação utilizada pelos governos absolutistas está sendo destacada nesse texto? apoio social aos camponeses e à burguesia. Associação entre política e religião. Crítica aos privilégios da nobreza. Distanciamento do capitalismo. Prática da democracia
Soluções para a tarefa
No texto, os governos absolutistas destacam a associação entre política e religião. Alternativa B.
Os governos absolutistas
O texto retrata o direito divino que embasava a governança dos reis absolutistas, onde qualquer tentativa de contestação ao seu mandato era considerada ilegitima, uma heresia, visto que o próprio Deus havia nomeado tais governantes, ou, para alguns, tais governantes eram a própria personificação de Deus na terra, e sob suas ordens estava todo o comando de uma sociedade que nada poderia fazer além de demonstrar obediência.
Ao longo da história, a separação entre religião e política, ou seja, o estado laico, refletia a delimitação entre as duas instâncias completamente opostas, que, quando unidas, empreendiam ações errôneas e ditatoriais com base na fé.
Mais sobre o absolutismo: brainly.com.br/tarefa/6213308
#SPJ4