Português, perguntado por spykaua, 5 meses atrás

Leia o texto abaixo.



Diálogo Primeiro



Alviano: Que bisalho é êsse, Sr. Brandonio:, que estais revovendo dentro nêsse papel? Porque, segundo o considerais com atenção, tenho para mim que deve ser de diamantes ou rubís.



Brandonio: Nenhuma coisa dessas é, sinão uma lanugem que produz aquela árvore fronteira de nós em um fruto que dá do tamanho de um pêcego, que semelha pròpriamente a lã. E porque m’a trouxe agora há pouco a amostrar uma menina, que o achou caída no chão, considerava que se podia aplicar para muitas coisas.



Alviano: Não de menos consideração me parece o modo da árvore que o fruto dela; porque, segundo estou vendo, semelha haver-se produzido do sobrado desta casa, onde deve ter as raízes, pois está tão conjunta a ela.



Brandonio: A umidade de que gozam tôdas as terras do Brasil a faz ser tão frutífera no produzir que infinidade de estacas de diversos páus metidos na terra, cobram e em breve tempo chegam a dar fruto; e esta árvore, que vos parece nascer de dentro desta casa, foi um esteio que se meteu na terra, sôbre o qual, com outras mais, se sustenta êste edifício, que por pender, veio a criar essa árvore, que demonstra estar unida com a parede. [...]



BRANDÃO, Ambrósio Fernandes. Diálogos das grandezas do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2020. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto.



Qual característica quinhentista se destaca nesse texto?
A descrição de uma obra de cunho moral produzida por jesuítas.
A presença dos símbolos religiosos nas descrições.
A substituição da fé medieval pelo culto à racionalidade.
O detalhamento dos costumes da sociedade indígena tupinambá.
O relato de desbravadores que engrandecem o Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

A característica quinhentista que se destaca no texto é:

E) O relato de desbravadores que engrandecem o Brasil.​

Quinhentismo

O texto "Diálogo primeiro", extraído de Diálogos das grandezas do Brasil, de Ambrósio Fernandes Brandão, apresenta um diálogo entre dois desbravadores do território brasileiro na época da exploração portuguesa.

No diálogo, é possível notar o encantamento desses homens em relação à descoberta de frutos, árvores frutíferas e terra fértil.

Assim, esse texto condiz com uma das principais marcas da literatura quinhentista: a descrição e a exaltação da terra descoberta.

Uma das vertentes do Quinhentismo era o relato histórico, que estava voltada para temáticas como a descoberta do novo território e a descrição do povo nativo e do lugar.

Mais sobre Quinhentismo em:

brainly.com.br/tarefa/33465371

Anexos:
Perguntas interessantes