Leia o texto abaixo, de Marina Colasanti: Para que ninguém a quisesse Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos. Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair. Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras. Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela. Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar-lhe o que restava dos cabelos. Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda. COLASANTI, Marina. "Para que ninguém a quisesse". In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. P. 111-2. Em relação às tipologias textuais, podemos classificar o texto: Para que ninguém a quisesse, como: A Narração B Descrição C Dissertação D Receita.
thiagogarcia1:
vou ficar respondendo para ganhar pontos e as q eu sei eu respondo
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
Resposta:
A narração
Explicação:
Respondido por
1
Este texto possui como característica predominante a:
A. Narração.
Interpretação do gênero do texto
Este se trata de um tipo de conto, que está dentro do gênero literário na Língua Portuguesa. Sendo assim, ele possui, necessariamente, algum tipo de narração.
Independente do tipo de narrador que há no conto, a narração existe e ela descreve tudo que estava acontecendo com os personagens.
Nesta situação, temos uma espécie de denúncia a agressão que uma mulher estava sofrendo por um homem. As agressões verbais e físicas são evidenciadas no texto.
No entanto, infelizmente a mulher do conto apenas aceitou o que estava acontecendo, naquela narração.
Veja mais sobre o combate a violência contra a mulher https://brainly.com.br/tarefa/42980760
Anexos:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás