Leia o texto abaixo de autoria do historiador inglês Eric Hobsbawm, a respeito da crise econômica instalada a partir de 2008. Depois responda ao que se pede.
O século 20 já ficou para trás, mas ainda não aprendemos a viver no século 21, ou, pelo menos, a pensar de um modo adequado a ele. Isso não deveria ser tão difícil quanto parece, porque a ideia básica que dominou a economia e a política no último século evidentemente desceu pelo ralo da história. Era o modo de pensar as economias industriais modernas, ou, na realidade, quaisquer economias, em termos de dois opostos mutuamente excludentes: capitalismo ou socialismo.
Já passamos por duas tentativas concretas de realizar esses dois opostos em sua forma pura: as economias estatais centralmente planejadas do tipo soviético e a economia capitalista de livre mercado totalmente sem restrições ou controles. O primeiro sistema faliu na década de 1980, e, com ele, os sistemas políticos comunistas europeus. O segundo está entrando em colapso diante de nossos olhos, na maior crise do capitalismo global desde a década de 1930. De algumas maneiras, é uma crise maior que a da década de 1930, porque, na época, a globalização da economia não estava tão adiantada quanto está hoje, e a crise não afetou a economia planejada da União Soviética. Ainda não sabemos quão graves e duradouras serão as consequências da crise do mundo atual, mas elas certamente assinalam o fim da espécie de capitalismo de livre mercado que tomou conta do mundo e seus governos nos anos passados desde Margaret Thatcher e o presidente Reagan. (HOBSBAWM, Eric. O socialismo fracassou; agora o capitalismo faliu. O que virá a seguir?
Considerando o trecho acima e o que foi estudado, é correto afirmar que, para o historiador inglês:
Escolha uma:
Ao final do século XX e início do XXI, a ordem mundial seguia sendo a mesma desde 1945.
Ao final do século XX e início do XXI, o modelo social democrata firmava-se como saída para a crise do capitalismo global.
Ao final do século XX e início do XXI, estava cada vez mais evidente que a única alternativa política e econômica seria o neoliberalismo.
Ao final do século e início do século XXI, não se tinha clareza do caminho a seguir na superação da crise global.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É correta a alternativa D.
Enquanto o modelo da Guerra Fria já havia sido superado e o modelo soviética já havia sido, em grande medida, considerado "descartado", não sabíamos ao fim do Século XX e não temos perfeita clareza hoje de como iremos superar as crises globais.
Enfrentamos problemas difíceis, como o aquecimento global e a superpopulação, ao mesmo tempo em que o capitalismo não necessariamente cumpriu a sua promessa de acabar com a miséria ao redor do globo, de modo que seguimos enfrentando crises antigas.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás