História, perguntado por alexextreme5678, 6 meses atrás

Leia o texto abaixo, de autoria da historiadora Maria Lígia Prado, e responda a questão que segue:
“ Liberdade, no entanto, não é um conceito entendido de forma única; tem significados diversos, apro- priados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade. Para um represen- tante da classe dominante venezuelana, Simón Bolívar, liberdade era sinônimo de rompimento com a Espanha para a formação de fulgurantes nações livres que seriam exemplo para o resto do universo. Mas, principalmente, nações livres para comerciar com todos os países, livres para produzir, única pos- sibilidade, segundo essa visão, do desabrochar do Novo Mundo.
Já para Dessalines, o líder da revolução escrava do Haiti, (...) a liberdade, antes de tudo, queria dizer o fim da escravidão, mas carregava um conteúdo radical de ódio aos opressores franceses.(...)
Para outros dominados e oprimidos, como os índios mexicanos, a liberdade passava distante da Espa- nha e muito próxima da questão da terra. Na década de 1810, os líderes da rebelião camponesa mexica- na, (...) Hidalgo e Morelos, clamavam por terra para os deserdados. ”
PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da UNICAMP, 1986. p. 12-15.

Que fatores, nos processos de independência da América Espanhola, foram determinantes para que o conceito de liberdade não fosse entendido de uma forma única ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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O modo como a economia, a sociedade e a própria colonização das Américas havia se dado fazia com que houvesse profundas diferenças no modo como diferentes setores da sociedade compreendiam a ideia de liberdade.

Com a Independência não houve, imediatamente, a abolição da escravidão, de modo que nestas sociedades continuaram a existir as pessoas escravizadas. Para estas, a liberdade era algo muito básico e fundamental: a dignidade humana. Dentre as pessoas livres, havia aqueles que não tinham poder político (como os homens muito pobres) e aquelas que não tinham direitos sociais garantidos (as mulheres), tendo estes dois grupos tendo também concepções diversas de liberdade.

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