Leia o texto abaixo.
[Copo de leite]
Eu acredito na simplicidade. Nada contra o requinte ou o luxo, até gosto deles vez ou outra, mas é que a vida é coisa simples, a gente que complica tudo um pouco. Viver tem que ser simples, aliás o nosso principal papel aqui é simplificar.
Cresci em uma família de seis pessoas, o mais velho de dois irmãos. Ser o irmão ou o filho mais velho nem sempre é uma tarefa muito simples devido ao grau de responsabilidade que a nós é atribuído, normalmente nossos pais estão aprendendo a ser pais também, são inúmeros os pontos que implicam em ser o primeiro filho e irmão mais velho, contudo o assunto aqui é simplicidade. [...]
Nunca nos faltou absolutamente nada [...]. Admiro muito meus pais, a dedicação, o amor e todo o empenho por eles a nós, sem sombra de dúvidas é um privilégio. [...]
Fomos criados na base da partilha, tudo era dividido, ninguém comia nada se o outro não comia também, ninguém ganhava algo se o outro não ganhasse também. Dividíamos tudo e éramos felizes.
Partilhar me tornou um homem mais simples, mais consciente, preocupado com o próximo e pé no chão, fez a vida ficar simples.
Claro, obviamente sempre buscamos por mais, é importante, sonhamos e almejamos conquistar coisas, porém a simplicidade existe em nós.
Aprendemos que a vida é simples, [...] tomar um copo de leite juntos pode ser a melhor das atividades na semana, que trocar roupas usadas é extremamente empolgante, e que o fundamental da vida não está no acúmulo de bens e sim nos laços que criamos, é ter a certeza de que as coisas vão ficar bem, mesmo com orçamento apertado, vida corrida, vai ficar tudo bem, pois afinal existe em nós uma coisa simples e que dá significado a tudo que nos cerca: o laço afetivo.
GONÇALVES, Leonardo. Copo de leite. In: Medium. 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 dez. 2020. Adaptado para fins didáticos. Fragmento. (P101077I7_SUP)
O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:
“Cresci em uma família de seis pessoas, o mais velho de dois irmãos.”. (2º parágrafo)
“... são inúmeros os pontos que implicam em ser o primeiro filho...”. (2º parágrafo)
“... o amor e todo o empenho por eles a nós, sem sombra de dúvidas é um privilégio.”. (3° parágrafo)
“Fomos criados na base da partilha, tudo era dividido, ninguém comia nada se o outro não comia também...”. (4º parágrafo)
“Partilhar me tornou um homem mais simples, mais consciente, preocupado com o próximo...”. (5º parágrafo)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
É só ler o parágrafo 3. ''Admiro muito meus pais, a dedicação, o amor e todo o empenho por eles a nós, sem sombra de dúvidas é um privilégio. [...]''
Resposta:
Letra: C “... o amor e todo o empenho por eles a nós, sem sombra de dúvidas é um privilégio.”. (3° parágrafo)
Explicação:
É tudo questão de observação.
Na primeira alternativa ele afirma que cresceu em uma família de seis pessoas sendo o mais velho. (alternativa incorreta pois queremos uma opinião).
Na segunda alternativa ele afirma que pela a sua vivência tem inúmeros pontos que implicam de ser o primeiro filho (alternativa incorreta pois queremos uma opinião).
Já na terceira alternativa ele diz que admira muito seus pais, pois para ele (na opinião dele) todo o amor e empenho dos pais deles por ele e seus irmão é considerado um privilégio. (alternativa correta é uma opinião).
Na quarta alternativa ele afirma que foi criado a base da partilha, onde tudo era dividido (alternativa incorreta pois queremos uma opinião).
E por fim na quinta alternativa ele afirma que o compartilhamento, o tornou uma pessoa melhor (alternativa incorreta pois queremos uma opinião).