Português, perguntado por jhefersonaragao3, 10 meses atrás

Leia o texto abaixo.


Como o remédio sabe onde está doendo?


Ele não sabe. Analgésicos consumidos por via oral, em forma de gotas ou comprimidos, são absorvidos pelo sistema digestório e lançados na corrente sanguínea. Ou seja: têm acesso ao corpo todo. Vamos seguir o caminho de uma molécula de ácido acetilsalicílico, a aspirina.
Quando as células de uma região qualquer do corpo querem avisar o cérebro de que há algo errado – isto é, gerar a sensação de dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas.
Prostaglandinas são capazes de desencadear muitas e muitas reações bioquímicas; dá para passar uma carreira estudando as danadinhas. Para os fins deste Oráculo, basta dizer que elas são uma das principais causadoras da dor. [...]
A aspirina inibe a ciclooxigenase, as prostaglandinas não são produzidas e aí seu cérebro não recebe mais a informação de que algo está doendo. [...]
Esse é só um exemplo, claro. Cada remédio funciona de um jeito, e os farmacêuticos têm um conhecimento muito profundo da bioquímica do corpo humano para saber o que acontece exatamente, em escala microscópica, quando você ingere qualquer um deles. Ao longo da história, foi muito comum que primeiro se descobrisse um princípio ativo e só depois se descobrisse porque ele funciona.


VAIANO, Bruno. Como o remédio sabe onde está doendo? In: Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2020. Fragmento. (P110801I7_SUP)

(P110802I7) Conclui-se desse texto que
as informações de que algo no corpo está doendo são enviadas pelos analgésicos.
as reações desencadeadas pelas prostaglandinas não são conhecidas pelos especialistas.
os analgésicos não são direcionados a uma parte específica do corpo quando consumidos.
os farmacêuticos buscam maneiras de produzir remédios que funcionem do mesmo jeito.
os remédios consumidos por via oral são os mais indicados no tratamento de dores.


almeidatiago668: (P110800I7)
pemanuel1521: qual e o genero desse texto

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
142

A correta é a letra C: Os analgésicos não são direcionados a uma parte específica do corpo quando consumidos.

O texto apresenta os analgésicos como remédios que podem ser usados não somente para uma parte específica do corpo, pois quando entram na corrente sanguínea, atingem todo o corpo.

Os analgésicos são consumidos via oral e são absorvidos pelo sistema digestório, como aponta o texto. Em seguida, pela corrente sanguínea.

Em seguida, o texto apresenta como ocorre o "caminho" do analgésico no corpo humano.

E no fim, cita que cada remédio atua de um jeito no corpo humano.

Abraços


thayanelinda20pd69o2: Qual é o tipo de linguagem predominante no segundo parágrafo desse texto?
Arcaica.
Científica.
Coloquial.
Jurídica.
Regional.
??
NayaraMatos04: B-cinetifica
camilavitoria4643: genteee,a linguagem é científica mesmo????
amv2: qual o gênero desse texto?????? help!!!
Respondido por larissamagrani
0

Sobre o texto "Como o remédio sabe onde está doendo?", a alternativa é a LETRA C.

No texto, o autor explica como os medicamentos são absorvidos pelo corpo humano e como eles agem, a fim de solucionar um problema específico.

Na explicação de Bruno Vaiano, os medicamentos são absorvidos pelo sistema digestivo do organismo e são arremessados na corrente sanguínea. Assim, todo o corpo recebe a substância do remédio, fazendo efeito contra determinada molécula.

O texto de Bruno Vaiano desmistifica conceitos científicos e traz, por meio de uma linguagem acessível e de fácil compressão, explicações plausíveis ao público leigo que almeja por tal informação.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/839133

Anexos:
Perguntas interessantes