História, perguntado por yavannaarruda, 9 meses atrás

Leia o texto abaixo:
Com relação aos povos do Oriente, sabe-se que ainda há muito a ser pesquisado e descoberto. Sem dúvida, existem algumas questões importantes que continuam sendo discutidas pelos especialistas. Uma delas diz respeito à melhor conceituação daquelas sociedades. Autores adeptos do materialismo histórico procuraram enquadrar a história dos povos orientais no conceito de “modo de produção asiático”, a partir das formulações de Karl Marx. O que caracteriza o modo de produção asiático é a existência da apropriação do excedente por determinados grupos que exerciam funções definidas na sociedade, como, por exemplo, os sacerdotes, que exercia uma função religiosa. Ao transformar o poder de função em poder de exploração, esses grupos passaram a se apropriar regularmente do excedente e, por fim, criaram o Estado, para a defesa de seus interesses. A desigualdade entre os seres humanos tornou-se, portanto, inevitável, apesar de não se perceber nesse sistema a presença da propriedade privada. Segundo alguns autores marxistas, as sociedades do Antigo Oriente seriam o exemplo marcante desse modo de produção. Estudos recentes propõem o entendimento das sociedades orientais antigas a partir do conceito de “civilizações hidráulicas” ou de “regadio”.
a) Segundo o texto, como os autores marxistas definem a ideia de um “modo de produção asiático”?
b) Baseado em qual(is) argumento(s) os estudiosos da Antiguidade Oriental cunharam o termo “civilizações hidráulicas” ou de “regadio”, como mostrado pelo texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
36

a. No texto os marxistas definem a ideia de modo de produção asiático como sendo um modo de produção em que ocorre a apropriação do excedente por determinados grupos que exerciam funções definidas na sociedade, sendo que ele apontou os sacerdotes como exemplo prático disso.

b. Os estudiosos da Antiguidade Oriental cunharam o termo “civilizações hidráulicas” ou de “regadio” sobre o argumento de que o estado formou-se a partir da apropriação da produção da sociedade, acumulando recursos de modo a controlar o restante.


yavannaarruda: Muito Obrigada pela resposta
Perguntas interessantes