Leia o texto abaixo:
"Com o governo Vargas, a disciplina [História] ganhou importância com mais ênfase em datas comemorativas e cívicas.
Nas décadas de 1950 e 1960, a temática historiográfica voltou-se para os estudos econômicos com o reconhecimento do subdesenvolvimento brasileiro. Compunham os estudos as pesquisas das classes sociais, enfatizando a trajetória vitoriosa da classe burguesa e também da luta da classe operária.
A partir da lei 5.692/71, ao lado da Educação Moral e Cívica e da Organização Social e Política Brasileira (OSPB), os conteúdos de história foram despolitizados e reformulados com discursos ufanistas provenientes do novo governo militar. Nas décadas de 1980 e 1990 muitas críticas foram feitas ao modelo eurocêntrico de conceber a história com os estudos regionais. Questionou-se o uso apenas do tempo cronológico assentado numa visão de progresso nos moldes europeus. Pesquisas recentes incluíram estudos de novos temas como: a história das mulheres, da morte, da cultura material, das mentalidades etc." (UNIMES. Material da disciplina Metodologia e Prática do Ensino de História I. Aula 09 - A trajetória da disciplina: da visão positivista à História Nova).
A partir disso podemos afirmar que:
I. A segunda metade do século XX é marcada por mudanças na concepção dos estudos históricos no Brasil.
II. Se nos anos de 1950 os estudos questionavam o lugar do Brasil no mundo e sua realidade social, no período militar temos o retorno do discurso ufanista.
III. O período militar marca a despolitização da escola e das disciplinas como História e Geografia.
Assinale a alternativa que corresponde às afirmativas CORRETAS:
Escolha uma:
a. Apenas I e II.
b. Apenas I, II e III.
c. Somente III e I.
d. Somente III e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta correta letra B
Perguntas interessantes
Sociologia,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás