História, perguntado por IsabeleQMOB9711, 1 ano atrás

Leia o texto abaixo com atenção: "No suo estratégia de evangelizaçõo dos índios, os jesuítas entrom em conflito com os colonos, com o epis- copado e com a Coroa [...] No plano interno, os jesuítas ajudam a reduzir a autonomia paulista nos anos 1650 e favorecem a restauração da autoridade régia no Maranhão, após o levante de Beckman (1683-84)" ALENCASTRO. L. F. de. 0 trato dos viventes. São Paulo: Cia. das Letras. 2000. p. 24. A participação jesuítica nos assuntos coloniais envolve o questionamento da escravidão indígena e a defesa, ou pelo menos a conivência, com relação à escravidão africana. a) Em que medida tal posicionamento reforça os interesses da Coroa portuguesa? b) Os bandeirantes e outros colonos laicos estabeleceram frequentes conflitos com os jesuítas. Esses conflitos podem revelar a existência de práticas e projetos coloniais diversos? justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
84
Olá,

a) Ao querer "proteger" os indígenas e aceitar a escravidão da população africana, os jesuítas estavam contribuindo para o tráfico negreiro, que também era um ótimo negócio para a Coroa Portuguesa.
Quanto mais escravos negros a colônia precisasse para fomentar o cultivo de cana-de-açúcar e outros produtos, mais a Metrópole lucraria com a escravização de africanos.

b) Sim, porque o principal projeto dos jesuítas era libertar e catequizar os indígenas para que eles se tornassem civilizados. Já os bandeirantes e colonos tinham como principal objetivo a escravização destes indivíduos para trabalhar em suas plantações.

Bons estudos!
Perguntas interessantes