Português, perguntado por kakacarol7199, 1 ano atrás

Leia o texto abaixo: “Boas coisas acontecem para quem espera. As melhores coisas acontecem para quem se levanta e faz.” (Domínio público.) Considerando o texto acima e a maneira como ele é estruturado, podemos afirmar que: a) O uso encadeado de “Boas coisas” e “As melhores coisas” possibilita a valorização do primeiro enunciado e a desvalorização do segundo. b) A repetição do termo “coisas” garante que “boas coisas” e “as melhores coisas” remetem ao mesmo referente. c) Entre as expressões “para quem espera” e “para quem se levanta e faz” estabelece-se uma relação de temporalidade. d) A sequenciação desse texto ocorre por meio da recorrência de expressões e de estruturas sintáticas. Texto para as questões 2 e 3. O trecho a seguir foi retirado da apresentação da obra Pioneiras da ciência no Brasil. O livro traz biografias de cientistas brasileiras que iniciaram suas carreiras nos anos 1930 e 1940. Cabe uma reflexão sobre a divisão dos papéis masculino e feminino dentro da família, para tentar melhor entender por que a presença feminina no mundo científico mantém-se minoritária. Constata-se que, no Brasil, ainda cabem às mulheres, fortemente, as responsabilidades domésticas e de socialização das crianças, além dos cuidados com os velhos. Assim, ainda que dividindo o espaço doméstico com companheiros, as mulheres têm, na maioria dos lares, maior necessidade de articular os papéis familiares e profissionais. A ideia de que conciliar vida profissional e familiar representa uma dificuldade é reforçada pela análise da população ocupada feminina com curso superior, feita por estudiosos, que constata que cerca de 46% dessas mulheres vivem em domicílios sem crianças. Como as cientistas são pessoas com diplomas superiores, elas estão compreendidas nesse universo. Por outro lado, talvez a sociedade brasileira ainda mantenha uma visão estereotipada - calcada num modelo masculino tradicional - do que seja um profissional da ciência. E certamente faltam às mulheres modelos positivos, as grandes cientistas que lograram conciliar sucesso profissional com vida pessoal realizada. Para quebrar os estereótipos femininos, para que novas gerações possam se mirar em novos modelos, é necessário resgatar do esquecimento figuras femininas que, inadvertida ou deliberadamente, permaneceram ocultas na história da ciência em nosso país. (Adaptado de Hildete P. de Melo e Lígia Rodrigues, Pioneiras da ciência no Brasil. Rio de Janeiro: SBPC, 2006, p. 3-4.)

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
7
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa por vez para apontar a opção correta ao final.

a) Falsa. A frase é construída de forma a valorizar "quem levanta a faz", a quem estariam atribuídas as "melhores coisas" ao invés de apenas "boas".

b) Falsa. Os referentes são diferentes - "quem espera" e "quem levanta a faz", respectivamente.

c) Falsa. Trata-se de uma relação de alternância.

d) Verdadeira. Do uso da recorrência e do paralelismo é que a sentença tira sua força.

Sendo a alternativa d a única verdadeira, trata-se da opção correta.


Acho que você esqueceu de colocar as questões referentes ao texto mencionado, mas tudo bem, ele pôde ser localizado. Trata-se de uma questão da UNICAMP de 2015.

Indique a alternativa correta. No texto,
 
a) a informação numérica indica a desproporção entre o número de homens e o de mulheres presentes no mundo da ciência.

Falsa. A informação numérica mostra, na verdade, uma dificuldade da mulher cientista em conciliar vida profissional e familiar.

b) o último período tem a finalidade de justificar a publicação do livro Pioneiras da ciência no Brasil, estabelecendo os objetivos da obra.

Verdadeira. A frase apresenta a necessidade de quebrar esteriótipos femininos para que novas gerações se inspirem em modelos anteriormente ocultos.
 
c) a visão estereotipada de mulher cientista é exemplificada pelos modelos positivos das pioneiras brasileiras na ciência, tema da obra.

Falsa. Uma visão estereotipada é construída por meio de modelos negativos.
 
d) as informações sobre o envolvimento das mulheres nos afazeres domésticos não constituem argumentos importantes para justificar a obra.

Falsa. A divisão dos papéis domésticos entre homem e mulher é apresentada como uma das reflexões que deve ser feita para entender melhor a presença minoritária da mulher na ciência.

Como a alternativa b trata-se da única verdadeira, trata-se da opção correta.


Releia o período: “Assim, ainda que dividindo o espaço doméstico com companheiros, as mulheres têm, na maioria dos lares, maior necessidade de articular os papéis familiares e profissionais.” A expressão sublinhada (no caso, negritada):
 
a) delimita a amostra de lares em que a mulher precisa articular tarefas profissionais e domésticas.

Verdadeira. O próprio uso da expressão indica que a situação é válida na maior parte dos casos, mas não em todos
 
b) restringe o universo das mulheres mencionadas no trecho ao das que se dedicam à vida doméstica.

Falsa. Os papéis profissionais também são ressaltados.

c) informa o local social em que circulavam as mulheres referidas no trecho.

Falsa. Nenhuma menção é feita ao papel social.
 
d) destaca o fato de que a maioria das mulheres vive com companheiros.

Falsa. O trecho evidencia que a situação ocorre "ainda" que a mulher viva com companheiro. Então, a afirmação é válida existindo um companheiro ou não, e, de qualquer forma, não é evidenciado se se trata na maioria dos casos.

Como a alternativa a é a única verdadeira, trata-se da opção correta.
Perguntas interessantes