Leia o texto abaixo. [. ] Até pouco tempo, acreditava-se que a região amazônica era a grande responsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da Terra, sendo popularmente chamada de "pulmão da Terra". Porém, recentes pesquisas descobriram a existência de um novo "pulmão": as algas marinhas. [. ] Como são muito numerosas, [. ] se atribui à sua fotossíntese a maior parte do oxigênio existente no planeta. Os organismos mencionados nesse texto obtêm energia utilizando como reagentes água e clorofila. Clorofila e gás carbônico. Gás carbônico e água. Glicose e clorofila. Sal e glicose
Soluções para a tarefa
Resposta:
sim acredito q n só as alas mais os seres vivo também
Resposta:
As algas marinhas, assim como todas as plantas, obtêm energia a partir do processo de fotossíntese, utilizando como reagentes o gás carbônico e a água (alternativa c).
Fotossíntese
A fotossíntese é o processo de produção de energia para a sobrevivência das plantas. Além disso, faz a purificação do ar ao remover o gás carbônico liberado pela respiração dos animais e na queima de combustíveis e liberar oxigênio na atmosfera.
No processo ocorre a síntese de glicose a partir de água e dióxido de carbono (CO2) e a exposição à luz solar. Os elementos necessários para o processo são:
Água: retirada do solo pela raiz da planta;
Gás carbônico: retirado do ar;
Luz solar: absorvida pelas folhas pela clorofila;
Clorofila: pigmento que capta a energia luminosa e a transforma em energia química, age como uma molécula catalisadora, permitindo a reação do CO2 com a água e a liberação de oxigênio e produção de carboidratos.
A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser esquematizada como:
Gás carbônico + Água + Luz = Glicose + Oxigênio
O pulmão do mundo
As algas marinhas são responsáveis por mais de 50% da produção de oxigênio do mundo, por isso são consideradas o pulmão do mundo. Esses organismos fotossintetizantes liberam oxigênio na atmosfera e influenciam diretamente nas mudanças climáticas.