Leia o texto abaixo. Arte também é ciência Muitas pessoas gostam de ver quadros em museus porque acham eles bonitos. Outras pelo sentimento que as obras expressam. Mas sabia que existem algumas que buscam informações científicas nas obras de arte? Imagine você que elas podem ajudar a explicar coisas que a gente nem suspeita… Por exemplo, dois pesquisadores ingleses acabam de encontrar, em pinturas do francês Claude Monet, pistas para entender o clima de Londres, a capital da Inglaterra, há cem anos! [. ] Ciência na arte Dois pesquisadores ingleses chamados Jacob Baker e John E. Thornes estudaram algumas dessas pinturas, feitas em 1900 e 1901. Eles conseguiram determinar o lugar, o dia e a hora que Monet fez nove quadros dessa coleção [. ]. Os cientistas acreditam que o artista pintava seus quadros em aproximadamente duas horas. Isso parece muito rápido, mas, como o assunto era o pôr-do-sol, cada minuto já era suficiente para mudar todas as cores do céu. Por isso, Jacob e John imaginam que ele já chegava com o desenho pronto, acrescentava as cores e a posição do Sol e deixava para terminar a pintura na mesma hora do dia seguinte, observando um céu parecido. Só que esse trabalho não foi fácil, pois os dias seguintes não tinham céus nada iguais. O clima variava muito e ele acabava pintando quadros diferentes em vez de terminar os anteriores. [. ] Foi por isso que ele voltou a Londres exatamente um ano depois. Nesse tempo, o Sol já teria voltado ao seu trajeto anterior e Monet poderia finalizar muitos de seus quadros antigos. [. ] Apesar de ter perdido muitos trabalhos por causa do clima, podemos ver que ele era muito cuidadoso com os detalhes de suas obras. Os pesquisadores afirmam que isso pode ser fundamental para tentarem avaliar a poluição do ar dessa cidade na época e entender melhor sobre as misteriosas neblinas que eram muito comuns por lá nesses tempos. [. ] Esse texto é um artigo de divulgação científica, pois conta uma história sobre personagens inventadas. Dá instruções para a r.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
c)
Explicação:a) Essa primeira sugestão é feita no parágrafo 6 ao referir-se “ao que Bastian fez em seguida”. Embora essa referência ao roubo não seja explícita, nos parágrafos anteriores o narrados fala longamente das paixões humanas, dos riscos que as pessoas correm para realizá-las a qualquer preço, e menciona a paixão de Bastian pelos livros. Portanto, o leitor é levado a supor que a personagem fará qualquer coisa para ter aquele livro.
b) O roubo se efetiva nos parágrafos 12 e 13.
c) O autor primeiramente preparou lentamente, entre os parágrafos 1 e 5, a sugestão de que Bastian cometeria o roubo (§ 6); depois, embora ele utilize a expressão ”fez em seguida”, ele retarda a narração do roubo, ao longo de 5 parágrafos, contando minuciosamente os pensamentos de Bastian. Esse
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás