Leia o texto abaixo.
Alguns seres vivos como bactérias realizam um tipo especial de reprodução que não envolve a troca de gametas sexuais como acontece com os humanos, por exemplo. Essa forma se chama de reprodução assexuada. Para esse tipo de reprodução, é necessário apenas um único progenitor que se divide para gerar novos indivíduos.
Além das bactérias, alguns seres eucariontes unicelulares ou multicelulares e alguns filos dos invertebrados realizam este tipo de reprodução. [...]
Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2020. Fragmento.
O tipo de reprodução mencionado nesse texto difere da reprodução sexuada porque
a: demanda maior gasto de energia.
b: gera menos descendentes.
c: ocorre mais rapidamente.
d: proporciona maior variabilidade genética.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) ocorre mais rapidamente
Explicação:
Na reprodução assexuada um único indivíduo dá origem a 1 ou mais descendentes, diferente da reprodução sexuada, que geralmente dá origem a 1 indivíduo. Com esse processo não precisa esperar o próximo indivíduo se desenvolver que é o que acontece na reprodução sexuada. Com essa frase podemos afirmar que é a alternativa "B". Caso ainda não tenha se convencido, leia o texto abaixo.
Sobre Reprodução Assexuada
Variabilidade Genética
Na reprodução assexuada como é feita por apenas um indivíduo, não ocorre variabilidade genética, mas mesmo assim podem ocorrer mutações e variações fenotípicas.
Tipos
Os tipos mais comuns são brotamento em que uma parte do indivíduo cresce e se desprende do corpo do animal e também fissão, em que o indivíduo se parte em dois pedaços e esses pedaços de regeneram independentemente. Já os tipos (todos) são Brotamento, Divisão binária, cissiparidade ou bipartição, Divisão múltipla, Esporulação, Fragmentação ou regeneração, Partenogênese e Propagação vegetativa.
Reprodução Assexuada Demora Menos Tempo
Isso ocorre, pois o indivíduo que a pratica não precisa gastar energia e tempo para procurar um parceiro sexual e conquistá-lo. Essa economia de tempo e energia permite, por exemplo, que um indivíduo que pratique reprodução assexuada se reproduza mais vezes e produza mais descendentes ao longo de sua vida.