Geografia, perguntado por Rafo123, 11 meses atrás

Leia o texto abaixo, adaptado do artigo "Transposição do rio São Francisco: análise de oportunidade do projeto":

Ao longo do secolo XX foram criados órgãos para lidar com a questão da seca, programas foram elaborados e obras executadas.Entretanto, regra, geral, os resultados ficam aquém das expectativas e a vida pouco mudou no semiarido. O quadro resultante da combinação da incapacidade do poder publico de alterar substancialmente a situação do semiarido (uma vez que a situação não dependia exclusivamente de seu controle) , e do outro lado os interesses clientelistas de grupos politicos locais que se beneficiavam dos programas e obras do governo para minorar os efeitos da seca {...}

Em tempos recentes, novos programas tem sido elaborados com a promessa de contribuir para melhorar a vida da população. Com relação as ideias antiga, umas das mais conhecidas, e atualmente em execução, é a da Transposição do Rio São Francisco.

O caminho para chegar ao atual projeto, cujo nome oficial é Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, foi lingo e tortuoso. Ele foi proposto em vários momentos, abandonado, reformulado e novamente proposto, em contexto diferentes e com, ás vezes grande intervalos de tempo entre uma apresentação e outra.
Além disso, tem sido objeto de intensa polêmica entre governos ( Federal e Estaduais ) e sociedades civil".

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
28
Bom dia!

Com base no enunciado acima, é possível compreender que: 

transposição do Rio São Francisco ocorre desde o final da década de cinquenta, quando ocorreu um desvio que levaria água do Velho Chico para o rio Jaguaribe, no Ceará.
 

Deste modo, a partir de um recolhimento de dados, é possível observar que no decorrer dos anos este assunto se manteve rodeado de polêmicas, e,  a partir do início da década de oitenta, a transposição começa a ganhar fôlego

E, com o passar do tempo, a partir do desenvolvimento de conhecimento técnico sobre esta questão, a partir dos anos 2000 as diferenças entre os estados relacionados a este assunto foram deixadas de lado e o projeto saiu do papel, até que o governo federal assumiu as diretrizes, e o Rio da Integração Nacional, começou a levar águas para mais terras no nordeste.

Rafo123: obrigado!
Perguntas interessantes