História, perguntado por anelybergesch, 5 meses atrás

Leia o texto abaixo.



A República romana era uma democracia?



[...] “Os romanos [...] elegiam candidatos a cargos públicos por meio do voto secreto. Ao mesmo tempo, porém, ao votarem leis na praça pública, também tinham uma forma de participação direta que se assemelha mais à democracia ateniense [...]. Por essa razão, mesmo não podendo definir a República Romana como plenamente democrática, ela comporta elementos democráticos e tem uma importante, e muitas vezes decisiva, participação popular.”



O debate não vem de agora. O historiador grego Políbio já levantava a questão no século 2 a.C. Para ele, Roma havia encontrado o equilíbrio por meio da mistura em sua Constituição [...].



De acordo com a análise de Políbio, as assembleias populares e os tribunos da plebe formavam os elementos democráticos da Constituição da República Romana. A participação dos cidadãos nas tomadas de decisão, como ir ou não à guerra, freava o poder e os interesses da aristocracia. [...]



CRISTIANINI, Maria Carolina. A República romana era uma democracia? Aventuras na História, 2019. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2021. Fragmento.



De acordo com esse texto, o exercício do poder durante o período da República em Roma era orientado pela

articulação com membros da plebe e estrangeiros para conquistas políticas.
contribuição de diferentes povos para as decisões políticas da plebe.
intervenção dos patrícios em favor da plebe a fim de manter a unidade política.
participação restrita de representantes da plebe nas decisões políticas.


ElgdMaxc: intervenção dos patrícios em favor da plebe a fim de manter a unidade política.
viniciusdelucas999: é a letra c para quem não quer ver o anuncio

Soluções para a tarefa

Respondido por cau4110
6

Resposta:

intervenção dos patrícios em favor da plebe a fim de manter a unidade política.

Explicação:

os patrícios começaram a ceder benefícios a plebe, para que diminuíssem suas revoltas


ElgdMaxc: intervenção dos patrícios em favor da plebe a fim de manter a unidade política.
Respondido por martinkoliveira
2

O exercício do poder durante o período da República em Roma era orientado pelo que está colocado na letra C) intervenção dos patrícios em favor da plebe a fim de manter a unidade política.

O Senado de Roma se dava como um assembleia aristocrática de assessoramento às deliberações do Rei. Aristocrática porque todos os senadores faziam parte da aristocracia romana, e por isso eram da classe patrícia. Eram chamados de patrícios. Os plebeus não participavam do Senado, mas estes eram representados pelos patrícios, que eram a favor de manter a unidade política.

Os senadores, caracterizados como os indivíduos mais velhos, tinham a função de escolher quem seria o ditador. Durante o governo de um, eles tinham a função de assessorar este ditador. Além disso, o cargo de senador era vitalício, isso é, não tinha um fim preestabelecido.

Leia sobre questão relacionada em:

brainly.com.br/tarefa/30022320

Anexos:
Perguntas interessantes