Leia o texto abaixo. A morte do jangadeiro Ao sopro do terral abrindo a vela, Na esteira azul das águas arrastada, Segue veloz a intrépida jangada Entre os uivos do mar que se encapela. Prudente, o jangadeiro se acautela Contra os mil acidentes da jornada; Fazem-lhe, entanto, guerra encarniçada O vento, a chuva, os raios, a procela. Súbito, um raio o prostra e, furioso, Da jangada o despeja na água escura; E, em brancos véus de espuma, o desditoso. Envolve e traga a onda intumescida, Dando-lhe, assim, mortalha e sepultura O mesmo mar que o pão lhe dera em vida. Padre Antonio Tomás. Infere-se desse poema que os perigos oferecidos pelo mar são a)ditosos. b)envolventes. c)inúmeros. d)pequenos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Manda a foto é melhor
Os perigos oferecidos pelo mar são:
c) inúmeros.
Explicação:
Segundo o poema "A morte do jangadeiro
", do Padre Antonio Tomás, o mar está bastante agitado, encrespado, como indica o termo "encapela".
O poema indica que há "mil acidentes da jornada", o que leva o leitor a perceber como há inúmeros perigos no mar, como "O vento, a chuva, os raios, a procela".
Não se trata de perigos pequenos, como se pode inferir pelos trechos indicados acima. Também não são simples, mas complexos, que podem levar à morte do navegador.
Além disso, não são ditosos, ou seja, venturosos, afortunados, que trazem bons resultados.
Veja mais atividades sobre interpretação de texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42896386
https://brainly.com.br/tarefa/44455768