Leia o texto abaixo.
A Guarda Nacional
Durante o período regencial, observamos a eclosão de vários levantes que questionavam a autoridade exercida pelos novos mandatários do poder. [...] Vale ainda lembrar que, nessa mesma época, os quadros do exército brasileiro eram bastante limitados e não poderiam controlar todas as situações de conflito.
Buscando resolver tal situação, os dirigentes da regência autorizaram a criação de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade política do país. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro. Além disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade [...] pública.
SOUSA, Rainer Gonçalves. A Guarda Nacional. In: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2018. Fragmento.
De acordo com esse texto, a Guarda Nacional era um mecanismo para
A.conceder privilégios à elite.
B.fiscalizar a ação do governo.
C.investigar questões econômicas.
D.manter a ordem social.
E.regulamentar as leis
Polista465:
É a Letra A . Privilégios á elite
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
"D" Manter a ordem social
Explicação:
A Guarda Nacional era vista por seus idealizadores como o instrumento apto para a garantia da segurança e da ordem e tinha, como finalidade, defender a constituição, a liberdade, a independência e a integridade do império, mantendo a obediência às leis e conservando a ordem e a tranquilidade pública.
Respondido por
0
Resposta:
A) conceder privilégios á elite
Explicação:
Perguntas interessantes