Psicologia, perguntado por 999thiago, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir: Você é profissional de psicologia em uma Unidade Básica de Saúde. A adolescente J., de 13 anos, chega até o serviço após orientação da escola devido comportamento de isolamento e agressividade, durante o atendimento você compreende que o encaminhamento da escola também tem relação com os desenhos e palavras escritas por J. em seu caderno, agressivas e com conteúdo mórbido. No primeiro atendimento você nota que J. usa roupas infantis quando comparada às outras adolescentes da sua idade e carrega uma boneca no colo. A Agente Comunitária de Saúde que faz visitas à família relatou posteriormente que a boneca pertence a uma coleção da mãe de J. e que suspeita que a mãe que a veste de forma mais infantil, as duas filhas que vivem com os pais são as mais jovens de uma prole de 5 e J. nasceu quando a mãe tinha por volta de 40 anos e o pai 49. A adolescente passou a ter dificuldades na escola no último ano, passou a se isolar e ficar agressiva, antes era considerada uma boa aluna. Na pasta da ficha familiar pode-se observar que a família é acompanhada na unidade há alguns anos, a adolescente passa pela pediatra desde os 5 anos, sua irmã de 20 anos é atendida pela equipe de saúde mental e faz uso de psicotrópicos devido a quadro de ansiedade, ela tem uma namorada com a qual pretende se casar e trabalha em uma lanchonete. O pai da família é idoso e se aposentou há pouco mais de um ano, ele é alcoolista e não faz acompanhamento. Em discussão com a equipe você descobre que o pai bebe desde criança, mas que o uso se intensificou no último um ano, nunca procurou tratamento e não assume como um problema, nem aceita conversar sobre esse ou outros assuntos. A mãe foi descrita pela equipe como a “única pessoa que está bem” na família, é a responsável por gerir a renda do marido. Como profissional da psicologia, você será convocado a participar de reuniões intersetoriais e elaborar relatórios sobre essa família, pois são acompanhados por uma rede de serviços da assistência social, saúde e educação e a Unidade Básica de Saúde é um serviço que tem por foco o olhar sobre a família e a comunidade. Portanto, é importante que você elabore teorias sobre o que pode estar acontecendo com essa família e quais propostas de cuidado podem beneficiá-los, faça isso com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Desenvolvimento Humano II, elegendo inclusive interpretações a partir de autores mencionados.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaarroww
2

Resposta:

Acho que por seus pais já terem alguns problemas, ela também é influenciada a ter.

Por conta das roupas usadas, podendo ter também os colegas da escola zoando ela, o que a deixa desconfortável e á faz ser mais agressiva.

J. é excluída de tudo provavelmente, ela não tem amigos e assim fica isolada.

Sobre seu pai alcoólico deveriam obriga-lo a procurar ajuda para tratar isto, dizendo para ela que seu comportamento bom poderia fazer com que sua filha não tivesse tanto problema e sua esposa poderia não ter tantas crises de ansiedade.

E a mãe de J.  deveria comprar ou até mesmo por roupas que condizem mais com a idade dela, para ela se sentir melhor, e não sofrer tanto como sofre.

Tentar explicar para J. que ela não está sozinha ajudaria ela a não haver mais tanta agressividade e ser mais pacifica, procurar amigos e não se isolar tanto. Fazer ela entender que todos tem problemas, e não é com força física ou palavras FORTES que farão estes problemas se resolverem ou sumirem!

De á ela algum exemplo de problemas seus que você resolveu de uma forma sem agressividade... Pacificamente.

Trate á todos como o pai dela, a mãe dela, e PRINCIPALMENTE ela, com igualdade, como uma adolescente comum, mostre-se ser um bom ouvinte e amigo que só dará conselhos para ela, para ter uma boa vida e acabar com seus problemas.

É isso espero ter ajudado! Abraço.

Perguntas interessantes