Leia o texto a seguir:
Um xamã ou cacique, embora tenha um nome próprio, ao falar com os brancos fala de si como “índio” porque quer se fazer entender pelos não-índios. Assim as mulheres e as feministas que já desconstruíram o natural também falam de si com intenção política, e também didática, de fazer o outro entender. Foi a partir daí que se começou a sustentar a ideia de um lugar de fala atualmente em voga na vida contemporânea. Ora, uma característica de nossa época é a sustentação da singularidade, a forma subjetiva que expressa a existência de cada um como um ser de diferença. Por meio da singularidade fica claro que cada um quer conquistar um lugar. Esse lugar tornou-se, pela autoafirmação da singularidade que se expressa, um lugar de fala.
Acesso em 10 jul. 2019.
A propósito da noção de “lugar de fala”, analise as afirmações a seguir.
I. Trata-se de uma noção que busca tornar indiscernível o espaço de produção de certos discursos produzidos por grupos específicos.
II. É uma noção voltada à censura, impedindo que pessoas deem suas opiniões sobre temas específicos relacionados a grupos particulares.
III. Possibilita uma identificação da posição que um determinado enunciador ocupa ao proferir seu discurso.
IV. Contribui para a delimitação do universo social e cultural que determinadas pessoas ocupam. Não se trata de impedir que outras pessoas falem sobre certos grupos, mas sim de reconhecer os limites aos quais determinados discursos estão circunscritos.
É correto apenas o que se afirma em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, II e III.
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
I e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3 e 4 (III e IV)
Explicação:
Esta alternativa está correta, pois apenas as afirmações III e IV são verdadeiras. A afirmação I é falsa, pois se trata de noção que procura evidenciar os limites sociais e culturais de cada discurso. A afirmação II é falsa, pois não se refere à censura, uma vez que procura ressaltar justamente o componente democrático dos posicionamentos sociais, identificando as origens dos discursos e sua relação com as experiências das pessoas que os enunciam. A afirmação III é verdadeira, pois se trata de noção que evidencia a origem e os limites dos discursos sociais. A afirmação IV é verdadeira, pois a noção de “lugar de fala” procura associar certos discursos aos seus espaços sociais de produção, ou seja, procura tornar evidentes a posição e a tomada de posição de pessoas e grupos no espaço público.