Biologia, perguntado por valentina0312, 5 meses atrás

leia o texto a seguir:
um exame, ainda que em linhas gerais, do panorama da saúde dos brasileiros ao longo dos últimos 500 anos, revela uma história de descaso e sofrimento [...]. A varíola teve papel destacado na rápida redução da população indígena, extinguindo tribos inteiras. Os colonizadores logo perceberam essa vulnerabilidade dos nativos e, segundo registros históricos, intencionalmente disseminaram certas doenças entre eles, para diminuir sua resistência aos europeus. No final do século XVIII, uma violenta epidemia nas áreas colonizadas do Brasil levou Portugal a ordenar uma "variolização". Essa medida começava com a infecção de jovens escravizados, que, se não morriam, ficavam com bolhas de pus pelo corpo. Um pouco desse pus era posto em contato com um arranhão na pele de pessoas sadias, para imunizá-las.

a imunização das pessoas mencionadas no texto por meio do contato com o pus deve-se ao fato de esse líquido:
A) conter vírus atenuados, que são incapazes de causar a doença, mas suficientemente potentes para estimular a produção de anticorpos e induzir a proliferação de células de memória.
B) conter os anticorpos necessários para estabelecer uma imunização passiva.
C) conter vírus atenuados, que são incapazes de causar a doença, mas são potentes para estimular a produção de anticorpos e induzir uma imunização passiva.
D) conter os fagócitos necessários para induzir uma resposta secundária maus eficiente e rápida que a primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieldesouza48
0

Resposta:

Explicação:

A) conter vírus atenuados, que são incapazes de causar a doença, mas suficientemente potentes para estimular a produção de anticorpos e induzir a proliferação de células de memória.

Respondido por martinsdada
0

A alternativa A está correta. A “variolização” é um processo de imunização ativa, onde o vírus atenuado presente no pus é capaz de estimular a produção de células de memória e de anticorpos em indivíduos sadios.

Imunização

Consiste na resposta adequada do sistema imune contra um patógeno. Após um primeiro contato com um agente infeccioso, o sistema imune não tem anticorpos ou células específicas para impedir a infecção ou a doença.

São necessários alguns dias para que o sistema imune produza anticorpos e células de memória específicos para o patógeno. A partir da informação apresentada aos sistema imune, a imunização pode ser ativa ou passiva.

Imunização ativa

A imunidade ativa ocorre após o contato com o agente infeccioso, de modo natural ou induzido, e promove uma imunidade duradoura.

  • Imunidade ativa natural: decorrente de uma infecção (contato natural) com o patógeno.
  • Imunidade ativa artificial: a vacinação estimula o sistema imune a produzir anticorpos específicos, sem provocar a doença no indivíduo.

Imunização passiva

É uma imunidade imediata, onde ocorre a transferência de anticorpos prontos contra patógenos específicos. Como não induz a ativação de células de memória, essa imunidade tem um caráter temporário.

  • Imunização passiva natural: transferência de anticorpos através da placenta ou do leite materno.
  • Imunização passiva artificial: administração de imunoglobulinas e soros.

Mais sobre a imunização passiva: https://brainly.com.br/tarefa/5313902

#SPJ1

Perguntas interessantes